Como captar investimentos para uma startup?

seguranca-internet-banking
Serviços de segurança que os bancos devem oferecer aos clientes no internet banking
fevereiro 14, 2022
cursos-de-tecnologia
Como as novas tecnologias irão ajudar dentro do crescimento de empresas?
fevereiro 28, 2022

Como captar investimentos para uma startup?

startups

As startups deixaram de ser uma tendência e já são realidade no mercado brasileiro. O crescimento dessa categoria faz com que muitos empreendedores queiram dar inícios aos próprios projetos. Porém, como captar recursos e chamar a atenção de fundos de venture capital?

Aqui, neste artigo, vamos mostrar quais são as principais formas de angariar investimentos para uma startup iniciante. O crescimento desse mercado é gritante no país — atualmente existem mais de 14 mil startups espalhadas pelo Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Startups.

Em meio a esse grande número de empresas no país, um estudo da aceleradora Startup Farm indica que 70% das startups encerram as atividades em até cinco anos de mercado. Então, como sobreviver a esse mercado? É preciso aprender a captar investimentos!

Fizemos uma lista com as principais maneiras de captar investimentos para tirar o projeto da startup do papel. Listamos opções que vão desde levantamento independente de custos até ajuda de empresas especializadas. Confira abaixo!

Bootstrapping

O bootstrapping é uma maneira simples e viável de angariar investimentos para uma startup. Isso porque ele consiste no aporte do dinheiro dos próprios sócios do negócio. Sem necessidade de investidores externos, é possível tirar a startup do papel tendo o capital mínimo necessário.

Essa pode ser uma forma de facilitar a criação de uma apresentação, um piloto ou um protótipo da solução da startup para, posteriormente, captar recursos externos.

Aceleradoras de startups

Buscar a ajuda de aceleradoras de startups, empresas que visam facilitar a captação de investimentos para esse tipo de negócio, é uma excelente maneira de obter investimentos. 

As aceleradoras são fundamentais porque vão além do apoio à captação de recursos, ajudando startups a validarem modelos de negócio, oferecendo infraestrutura e networking para potencializar a operação no mercado.

Incubadoras

As incubadoras também são boas opções para startups captarem investimentos. Essas empresas ajudam na formatação de todo o modelo de negócio, oferecendo infraestrutura, conhecimento técnico e apoio à captação de investimentos por meio de editais.

Essa é uma excelente fonte de captação de investimentos para startups em estágio inicial, que ainda precisam ajudar o modelo de negócio e moldar uma operação escalável no mercado.

Uma vez fiz uma viagem para Nova York e analisei o mercado de incubadoras de lá e fiquei maravilhado sobre o quão eles estão em nossa frente nesse sentido. O próprio New York Times tem um programa de incubadoras chamado TimeSpace, além do Google, Facebook, BBC e a Turner Broadcasting que também tem programas parecidos com o criado pelo The New York Times para acelerar e apoiar startups de mídia e comunicação

Venture capital

Contar com o investimento de fundos de venture capital é uma forma viável de colocar o modelo de negócio da startup à prova. Essa forma de investimento faz com que os investidores possam participar da gestão de startups, tendo poder em decisões estratégicas do negócio.

Para captar recursos de venture capital, as startups precisam mostrar que são capazes de obter bons retornos financeiros. Dessa forma, elas oferecem um percentual da sociedade da empresa em troca do investimento.

Investidores-anjo

Além de fundos, investidores pessoa física também podem investir em startups, chamados de investidores-anjo. Dessa maneira, as startups tentam atrair a atenção dessas pessoas com um pitch de vendas e oferecem participação societária em troca de investimentos.

Capital semente

O capital semente é um modelo que consiste no investimento de um grupo de pessoas em uma ideia de negócio. Dessa forma, é possível que vários investidores-anjo se unam para investir em uma mesma startup e diminuir os riscos.

Crowdfunding

O crowdfunding se tornou um modelo conhecido para tirar projetos do papel e manter a operação a todo vapor. Dessa forma, existem plataformas na internet que permitem o financiamento coletivo como uma maneira de conseguir o investimento de empresas e pessoas comuns.

Essas são as principais maneiras de captar recursos para startups. Conseguir investimentos para dar início ao negócio não é uma tarefa fácil, mas tudo é uma questão de planejamento! Com uma boa ideia e uma boa apresentação da startup, é possível conquistar o capital necessário para iniciar um negócio de sucesso.

Agência 2M - Vendas
Fale agora mesmo com um de nossos atendentes. Estamos online!!!
Fale Conosco
//]]>