Como usar as redes sociais para impulsionar o seu negócio

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Como usar as redes sociais para impulsionar o seu negócio

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As redes sociais para negócios fazem parte do dia a dia de grande parte das empresas, sendo um caminho para que futuros clientes possam efetivamente encontrá-la no meio digital e ter conhecimento da sua existência. 

Aliás, é muito difícil pensar em como seria a nossa sociedade sem o auxílio da internet e da tecnologia.

Se não tivéssemos o Google para esclarecer uma dúvida, teríamos de pesquisar em jornais, revistas, recorrer à uma enciclopédia ou ir à biblioteca mais próxima. Mas, com sua existência,  todas as informações do mundo estão em nossas mãos.

Por essa razão, somos muito influenciados pelo digital, o que acaba afetando vários setores de nossa vida, e um dos que mais mudaram foi nosso comportamento de consumo.

Além disso, passamos cada vez mais tempo online. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada, os brasileiros passam cerca de 4 horas por dia navegando nas redes sociais.

Ou seja, as pessoas passam um tempo significativo no Facebook, Instagram, YouTube, dentre outras plataformas do tipo, por isso, seu negócio precisa estar nelas.

É pensando nisso que, neste artigo, vamos explicar por que os negócios precisam ter rede social e como essas plataformas podem te ajudar a impulsionar seu empreendimento. Confira!

A importância de estar presente nessas plataformas

A tecnologia e as redes sociais se popularizaram rapidamente e, por meio delas, os usuários têm mais facilidade em consumir diferentes tipos de conteúdos e informações.

Para as companhias, essas plataformas ajudam a construir uma imagem de referência no mercado e os empreendedores conseguem marcar presença no dia a dia de seu público-alvo.

É assim que um açaí revenda, por exemplo, passa a conhecer melhor o comportamento das pessoas e a pensar em estratégias de marketing mais assertivas para elas.

As redes sociais constituem um espaço adequado para ser visto constantemente, o que ajuda a transformar a corporação em uma referência no segmento em que atua.

Tudo isso acompanha as transformações constantes na relação de compra e venda. É importante lembrar que os consumidores estão a alguns cliques de distância da compra, o que aumenta a competição entre as marcas.

Entretanto, por meio das redes sociais, é possível compartilhar conteúdos que engajam os clientes e mais do que isso, temos acesso a uma série de outros benefícios, como:

  • Mais divulgação dos produtos e serviços;
  • Interação com o público;
  • Divulgação mais barata;
  • Fortalecimento do negócio no mercado.

Em primeiro lugar, é possível divulgar diferentes tipos de conteúdos por meio das redes sociais, como:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Infográficos.

Todos eles são eficientes e buscam atender a uma necessidade específica do público. Além de que, quando une-se criatividade e pautas interessantes para a audiência, a estratégia perfeita para alavancar as vendas e melhorar os lucros nasce.

Um fabricante de brindes corporativos sofisticados também consegue interagir melhor com seu público porque, por meio das redes sociais, estará mais perto das pessoas.

Inclusive, só o Facebook possui quase 46 milhões de usuários no Brasil, portanto, sem dúvidas, os seus clientes também estão conectados a ele.

As campanhas nessas plataformas também tendem a ser bem-sucedidas porque os usuários estão acostumados com a rapidez na troca de mensagens e com a liberdade para expor sua opinião.

Por essa razão, a comunicação se torna mais próxima e você descobre um pouco mais sobre a opinião dessas pessoas acerca de seus produtos e serviços.

Não podemos nos esquecer do fato de que criar uma conta nas redes sociais para postar seus conteúdos é uma prática simples e barata. Na verdade, não exige nenhum tipo de custo.

Ademais, é sabido que as companhias podem optar pelos anúncios pagos, mas, de qualquer maneira, eles são muito mais baratos do que as estratégias de marketing tradicionais.

Para trabalhar com as redes sociais, você mesmo vai definir o orçamento e o quanto deseja gastar com suas campanhas.

Por fim, mas não menos importante, nas redes sociais, um fabricante de porta caneta acrílico pode estabelecer sua identidade de marca e criar um plano de comunicação, e esse trabalho é essencial para criar uma identificação entre você e seus clientes.

Fora dessas plataformas, as estratégias de fortalecimento de marca podem demorar mais tempo, visto que exigem muito mais duração e esforço.

Por outro lado, nas redes sociais para negócios, a produção de conteúdo relevante e as ações para interagir com o público ajudam a construir a referência da marca por um caminho muito mais curto.

No entanto, para ter acesso a todas essas estratégias, é essencial saber como trabalhar as redes sociais do seu empreendimento.

Impulsionando uma empresa nas redes sociais

Uma clínica de fisioterapia ou qualquer outra empresa será bem-sucedida em suas estratégias nas redes sociais, sendo capaz de impulsionar o próprio negócio, se seguir algumas práticas fundamentais, como:

1 – Saiba quem é o seu público

É muito importante conhecer seu público-alvo para que toda e qualquer estratégia de marketing digital seja bem-sucedida. 

Nesse sentido, procure saber quais são as necessidades dessas pessoas, o que buscam e como se comunicam.

Os dados levantados servirão com base para as estratégias, de modo que elas sejam mais assertivas e ofereçam retornos positivos em menos tempo.

2 – Investir em conteúdo de qualidade

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes atualmente, porque ele entrega exatamente aquilo que as pessoas procuram todos os dias: informação.

Tudo o que um fabricante de totem fotografico precisa fazer é, com base nas características de seu público-alvo, abordar pautas que interessam a essas pessoas, de maneira completa e aprofundada.

O melhor canal para publicar esses materiais é o blog, entretanto, as redes sociais, principalmente o Facebook, atuam nesse processo como canais de divulgação de tudo o que você posta no blog.

Mas, essa prática precisa acompanhar uma programação, ou melhor, seguir um cronograma, o que nos leva à próxima dica.

3 – Ter uma rotina fixa de publicações

As redes sociais não levarão o seu negócio a lugar algum se você simplesmente criar um perfil e esperar que tudo aconteça.

É necessário que ele esteja sempre atualizado, uma vez que estamos falando de um ambiente muito dinâmico que, para se ter uma ideia, considera uma publicação de dois dias atrás como muito antiga.

Para evitar que o perfil fique desatualizado, uma empresa de frete de cargas criou uma rotina de publicações. Para isso, várias publicações diferentes são criadas e publicadas aos poucos.

Não existe uma frequência exata de postagens, pois isso também depende das características do seu público e dos objetivos do negócio. O ideal, entretanto, é encontrar um ponto de equilíbrio, sem excessos ou faltas.

4 – Intercalar o tipo de publicação

É possível trabalhar com dois tipos de publicações nas redes sociais, que são as postagens de nutrição e os de direcionamento de público. As publicações de nutrição são aquelas que oferecem informação de qualidade para o público.

Por meio delas, criamos uma conexão mais profunda entre a marca e seu público. Agora, quanto às postagens de direcionamento, trata-se de um link que direciona o usuário a uma landing page para que ele possa comprar ou realizar outros tipos de ação.

É interessante alternar esses dois tipos para descobrir qual deles funciona mais com sua audiência e para não tornar o seu perfil monótono.

5 – Escolher uma linguagem adequada

Um restaurante de alimentação vegana pode se dar muito bem ao utilizar uma linguagem mais divertida, por meio de elementos como memes e imagens engraçadas. No entanto, isso não significa que todos devem fazer a mesma coisa.

Ou seja, não é porque determinado tipo de linguagem funcionou com uma empresa que vai funcionar com a sua também.

Na verdade, é essencial encontrar nossa própria linguagem e posicionamento, tendo como base as características do público-alvo, visto que gera mais identificação e garante uma conexão mais natural e duradoura entre seu negócio e as pessoas.

6 – Promova interação com a audiência

As redes sociais são plataformas de interação, e se você não interagir, comete um grande erro. Isso é ainda mais imprescindível quando nos lembramos de que, nesses ambientes, as pessoas são mais resistentes ao marketing.

Para driblar essa situação, uma empresa especializada em qualificação de desempenho deve cultivar um relacionamento positivo com seus seguidores.

Ou seja, se alguém deixar um comentário na sua postagem, responda. Isso instiga os demais a comentarem também, e como consequência, fortalece a imagem do seu negócio.

No Facebook, isso é uma maneira de aumentar o alcance do seu perfil e melhorar ainda mais seus resultados.

Conclusão

As redes sociais são parte fundamental das estratégias de marketing digital de qualquer empresa que quer estar onde seu público está.

Por meio delas, é possível que um negócio se estabeleça como uma marca de autoridade e mostre que está à disposição para dialogar e interagir sempre que as pessoas quiserem. Isso ajuda a construir uma imagem positiva e fundamental para os negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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