As mídias sociais são uma força motriz para que as marcas se envolvam com seu público alvo, gerem conscientização e vendas.
Entretanto, tudo está mudando e agora, mais do que nunca, as marcas precisarão ajustar sua estratégia, ser rápidas para fazer mudanças e otimizar a maneira como medem.
Em função disso, geramos alguns pontos básicos a serem em nosso site.
Defina o objetivo de estar nas mídias sociais ou de uma campanha específica e os recursos que você tem para alcançá-lo.
Você tem um banco de dados de seus consumidores? Ele o ajudará a conhecer seus clientes e entender seus hábitos de compra, o que os motiva e a projetar campanhas específicas para eles.
Foque em sua comunidade, não em sua marca! O que eles precisam de você, como você pode contribuir para o dia deles? As pessoas nas mídias sociais estão procurando diversão, informação, inspiração. Os clientes não estão procurando marcas que não entretêm e não querem conversar.
Outra coisa básica nas mídias sociais é atrair a atenção, postes, vídeos ou bobinas devem ser atraentes, usar as cores que identificam a marca e ter uma opção clara para interagir.
Saia do “mais do mesmo”, tentando novas formas de causar impacto! Os formatos dos anúncios em mídia orgânica e social são variados.
Por exemplo, o Instagram habilitou a opção de adicionar “Link” a todas as contas e não apenas àquelas com 10.000 seguidores. Aproveite-o com uma estratégia visual e de conteúdo que prende sua atenção!
Escolha em qual rede ter uma presença e a essência e objetivo de sua marca nesta rede.
Não entre em uma rede apenas para estar na moda, você deve ter uma base de dados, analisar se seu alvo está lá, que possibilidades seus formatos lhe oferecem e como você a integraria em seu funil de conversão.
Outra dica é analisar as opções de publicidade que ela oferece e seu apoio às marcas, por exemplo, a Pinterest está agora com a possibilidade de anúncios online e está procurando criar histórias de sucesso.
Por outro lado, temos plataformas como a Kwai e TikTok que estão procurando ganhar terreno no mercado de vídeos curtos. E não podemos esquecer o LinkedIn que aumentou sua notoriedade desde 2020 e está se tornando cada vez mais forte e o mensageiro WhatsApp que ajuda na conversão de leads que possuem resistência ao adquirir um produto/serviço.
Após a queda das de alcance do Facebook e Instagram, é muito claro que você deve investir em ter sua própria mídia otimizada e atualizada como, por exemplo, um website.
Você deve ser claro sobre a “Jornada do Cliente” em seu site e verificar se tudo é lógico, útil e fácil nesta experiência. Além disso, verifique quais serão os momentos importantes para decidir comprar em seu site: estes serão usados posteriormente para acompanhar os “eventos” que mediremos em campanhas digitais.
Não fique preso a apenas uma plataforma. Diversifique, teste, meça e decida qual é a melhor para cada objetivo e, como dica, tenha sempre um plano B. Pode ser que uma rede falhe ou você simplesmente não consiga aprovar suas campanhas (mesmo que elas não violem nenhuma das políticas).
Seja claro sobre o funil de conversão, projete uma estratégia e uma maneira de medir para cada fase e como você vai levar o alvo através de cada fase. Um requisito básico é que você integre sua plataforma CRM a este processo.
Finalmente, compare seus resultados com suas projeções. Na Agência 2M, fazemos isso diariamente, o que nos permite ajustar-nos e alcançar melhores resultados para nossos clientes.