SEO: otimize seu site com essa estratégia

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SEO: otimize seu site com essa estratégia

Saber posicionar conteúdos na internet é decisivo e o maior aliado das lojas virtuais nessa atividade são as estratégias de SEO.

A sigla quer dizer Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca, em português.

São ações que podem ser realizadas dentro e fora das páginas para que seu posicionamento em plataformas como o Google seja melhorado.

Quanto melhor for o SEO de determinado site, mais alto ele estará nos resultados.

Como você pode ver, essa estratégia é fundamental para construir um público sólido na internet.

Portanto, leia este texto para conhecer as principais maneiras de aplicar o SEO ao seu site.

Otimizando seu site com SEO

Uma boa estratégia de marketing digital envolve vários fatores. A aplicação de métodos relacionados ao SEO é um dos mais importantes.

Nos tópicos a seguir você vai encontrar informações sobre as principais formas de otimizar seu site ou loja virtual com SEO, confira.

Pesquisa de palavras-chave

Para atrair possíveis clientes por meio da pesquisa orgânica, é preciso descobrir quais são as palavras-chave mais usadas.

Essa identificação envolve a relevância, o número de buscas e quais são as empresas concorrentes que estão usando.

A ferramenta Google Keyword Planner é uma boa opção para fazer essa pesquisa prévia.

Não se esqueça de acompanhar os hábitos da sua persona nas redes sociais. Estude qual é o tipo de pesquisa que ela faz para garantir que seu conteúdo vai ser direcionado para o público certo.

Uso das palavras-chave

Depois de pesquisar e definir quais serão as palavras-chave da sua campanha de Instagram Ads, é preciso usá-las em várias áreas do seu site.

Não basta apenas colocá-las no título e no corpo do post. Há outros elementos tão importantes quanto esses, como:

  • Subtítulos;
  • Parágrafos;
  • URLs;
  • Arquivos de imagem.

Os mecanismos de busca se atentam bastante a elementos que à primeira vista podem parecer pouco importantes.

As URLs, o nome dos arquivos de imagem e as meta descrições são informações pouco visíveis, mas que contam muito para um posicionamento consistente.

Construção de links bons internos

O Google privilegia páginas que tenham um bom número de links internos, ou seja, links que direcionam o usuário para outras áreas de um mesmo site.

Os links internos são importantes para indicar quais são os posts mais relevantes do seu site, além de também poderem ser usados para fazer upsell e cross-sell.

Boa navegabilidade

Quanto melhor for a navegabilidade da sua página, mais tempo as pessoas vão passar nela.

Isso conta muito na hora de conseguir relevância nos mecanismos de busca.

Para garantir uma boa navegabilidade, invista em um design atrativo e que se adeque a aparelhos móveis.

Vá além do texto e produza conteúdos interativos no formato de vídeos, podcasts e webinars.

Resumindo, pense em maneiras eficientes de captar a atenção de quem visita seu site pelo maior tempo possível.

Conteúdo novo: criativo e de qualidade

Criar um blog associado ao site da sua loja virtual é um jeito de veicular informações relevantes para a sua base de clientes.

Procure manter o blog sempre atualizado. O Google privilegia conteúdos novos, e acima de tudo, originais.

Aproveite para usar palavras-chaves populares nos posts. O Google Trends é uma ferramenta interessante para comparar os volumes de busca entre cada palavra-chave e organizar as pesquisas de acordo com regiões.

É importante destacar que você não deve exagerar no uso das palavras.

Procure otimizar cada post para um número pequeno de palavras-chave e usá-las com cuidado. Afinal, um bom conteúdo tem que ser uma leitura agradável.

Invista em anúncios virtuais

Fazer propaganda na web demanda investimentos menores do que a publicidade tradicional.

Existem estratégias, como anunciar no Google Ads, que possibilitam à empresa direcionar os anúncios para os perfis com mais propensão a fechar negócio.

Para fazer uma campanha de anúncios bem sucedida, conheça bem seu público-alvo, seus interesses, hábitos e localização.

Assim, sua equipe vai tomar decisões mais seguras e a campanha trará resultados mais expressivos.

Busque incentivar e possibilitar a capacitação do seu time de marketing. É essencial que a equipe saiba como funciona o Facebook Ads para desenvolver estratégias de sucesso.

Privilegie palavras-chave específicas

As palavras-chave de cauda longa são formadas por mais de quatro termos e indicam pesquisas mais específicas.

Para se promover na internet é importante trabalhar com nichos de consumo. Quanto mais segmentado seu conteúdo, mais fácil é ranqueá-lo nos mecanismos de busca.

Com o Ubersuggest, uma ferramenta de análise de palavras-chave, é possível saber o volume de buscas de determinada palavra-chave e quantos concorrentes a utilizam.

Como você pode perceber, as estratégias de SEO são muito abrangentes. A aplicação correta delas faz toda a diferença para a relevância dos conteúdos digitais.

Monte uma equipe dedicada a essa área e aumente seu engajamento por meio de ações bem delineadas.

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