4 Dicas de marketing para suas mídias sociais

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4 Dicas de marketing para suas mídias sociais

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Desenvolver uma estratégia robusta de marketing para mídias sociais é decisivo para o sucesso de qualquer negócio. 

Compondo um conjunto de plataformas mais usadas por empresas e consumidores para geração e interação com conteúdo.

O surgimento destes canais está intimamente ligado à transição dos computadores para o ambiente doméstico, como ferramentas que auxiliaram a adaptar a internet para esta categoria de uso. 

Sob a forma original de fóruns de discussão, as mídias sociais se transformaram em espaços multimídia de um escritório planejado, aproximando indivíduos de todo o mundo através de seus mecanismos de interação com as publicações. 

A hegemonia destas plataformas nas preferências do usuário transformou as mídias sociais em verdadeiras formadoras de opinião, erguendo a níveis de repercussão jamais sonhados:

  • Pessoas;
  • Produtos;
  • Ideias;
  • Estilos de vida. 

Por esta razão, o crescimento das mídias sociais é um fenômeno observado com bastante atenção no contexto corporativo. 

Já não é possível pensar em marketing sem elaborar uma abordagem direcionada a esses canais. 

O diferencial das redes sociais

As redes sociais são um segmento das plataformas projetadas para a publicação de conteúdo na web, das quais também derivam os sites e blogs. 

Com uso por vezes gratuito, a inserção do usuário acontece com o preenchimento de cadastros. 

Nestes cadastros, informações referentes ao nome, idade e foto para o avatar estão entre as principais requeridas. 

Um perfil exclusivo é montado pela plataforma e seu proprietário está livre para criar suas primeiras postagens. 

Em muitos casos, a solicitação de documentos como carteira de moto A para autenticação são requeridos no momento do cadastro. 

Esta é apenas uma das características que devem ser observadas na análise das mídias sociais. 

As redes sociais se diferenciam dos demais canais por instalar mecanismos que permitem a interação com o conteúdo, além de desenvolver um sistema de pontuações por cada comunicação estabelecida. 

Seu objetivo principal é estabelecer uma corrente intrincada de perfis que interagem entre si, compartilhando o conteúdo publicado para outros usuários e mantendo o fluxo de publicações sempre dinâmico. 

O sistema de recomendações a partir da inserção de linhas do tempo foi o responsável pelo sucesso absoluto de muitas redes sociais, bem como sua natureza intercambiável entre canais distintos. 

Um anúncio de bateria para carros, por exemplo, produzido em vídeo, pode ser compartilhado em múltiplas redes sociais, aumentando o potencial de engajamento e alcance do conteúdo. 

Por esta razão, é seguro dizer que as redes sociais são as veias por onde são transportados os ingredientes que nutrem a internet, moldando a atenção do público na direção de cada novo interesse. 

Para as empresas, estes locais representam uma oportunidade inédita de comunicação com o consumidor.

Uma vez que o cliente pode entrar em contato com a empresa instantaneamente através de mensagens privadas ou comentários. 

As mídias sociais, como produtos digitais, se adaptaram para absorver ferramentas tecnológicas mais recentes, que viabilizam a operação comercial em suas dependências. Carteiras digitais, boletos e transferências foram algumas das utilidades anexadas. 

Desta forma, estes locais se transformaram em espaços completos para o usuário, onde atualizações sobre o dia, entretenimento, trabalho, estudos e compras se fundem em uma interface. 

As categorias de material publicitário mais encontradas nestas mídias, são: 

  • Cursos de curta duração; 
  • Catálogos com preços; 
  • Assistentes de atendimento automático; 
  • Contratação de serviços a domicílio. 

Podem ser considerados material publicitário por se tratar não apenas da distribuição do produto, como também em todas as práticas inseridas nos perfis de uma marca para torná-lo mais atraente, como as fotos em alta resolução de um catálogo. 

Marketing aplicado às redes sociais

Aplicar ferramentas de marketing para as redes sociais é uma tarefa que requer dedicação por parte da equipe responsável.

Uma vez que frequência, qualidade e identidade consistente são a tríade do sucesso para posicionamento nestas plataformas. 

Uma das principais vantagens destes recursos é o seu baixo preço de implementação. 

O cadastro nas maiores mídias utilizadas pela audiência é gratuito, sua configuração é simples e intuitiva, além de não haver limitações de publicação ou uso das ferramentas. 

No entanto, é importante considerar que, apesar de mínimos, os investimentos nesta área existem. 

A produção de conteúdo profissional exige um cuidado maior com as fotografias, vídeos e textos trabalhados, de modo a provocar interesse no receptor da mensagem. 

O marketing é uma área extensa, que abriga diversos segmentos, abrangendo interfaces e áreas importantes para o funcionamento das empresas. 

Algumas dicas de marketing digital aplicadas às redes sociais são essenciais para sua estratégia, como: 

1 – Estude a dinâmica das mídias

A criação das redes sociais é marcada por uma profunda observância das dinâmicas de interação interpessoal, onde seus fundadores buscaram emular, com alto grau de realismo e eficiência, as engrenagens de comunicação da vida humana. 

As mídias sociais são capazes de reunir pessoas em qualquer lugar, de diferentes culturas e interesses. 

Cada plataforma estabelece seus critérios de publicação e interação entre perfis, criando uma experiência única. 

Estudar a dinâmica das redes sociais é observar como estes critérios afetam o comportamento do usuário na web.

A análise pode estipular em torno de três a cinco mídias potenciais e analisar, primariamente, seus critérios de cadastro, como: 

  • O emprego de nomes reais no perfil é obrigatório? 
  • A plataforma permite fotos ou dados pessoais fictícios? 
  • Como os perfis são conectados entre si? 
  • Qual é o destaque para número de seguidores? 
  • Existem limitações de interação para perfis fora do círculo social? 

Cada uma destas perguntas devem ser respondidas em detalhes, de modo a viabilizar inferências objetivas. 

A conexão entre perfis, por exemplo, permite o entendimento de quão rápido é o fluxo de compartilhamentos e o potencial de engajamento das postagens. 

Por outro lado, características exclusivas do modelo de publicação devem também ser consideradas em um modelo de marketing para mídias sociais para disk bateria, como: 

  • Limite de caracteres por post e comentário; 
  • Anexação e visualização de fotos e vídeos; 
  • Limite de duração de vídeos ou dimensões de imagens; 
  • Impactos da frequência e popularidade na aba de recomendações. 

Esse e outros pontos são extremamente relevantes para a qualidade da postagem, portanto, no caso de uma publicação voltada para a avaliação de imóveis rurais deve ser analisada sob a luz de seu público alvo.

Uma vez que as recomendações de postagens nas mídias sociais acontecem com base em rígidos princípios de segmentação da audiência. 

Nisto consiste a importância de uma abordagem consistente. É necessário estudar a dinâmica das redes sociais para compreender quais são seus pontos fortes e quais plataformas mais se encaixam em seu modelo de negócio. 

2 – Recorra ao benchmarking

Benchmarks são estratégias a nível de planejamento estratégico voltadas para a análise de concorrência. 

Parte do princípio de comparação do desempenho e práticas empregadas internamente com os resultados externos. 

No contexto das mídias sociais, isso pode ser analisado através do estudo de perfis de estabelecimentos do mesmo mercado, como um produtor de agenda escolar personalizada em relação a uma papelaria. 

Taxa média de engajamento em relação ao número de seguidores, frequência de publicações, facilidade e influência de parcerias, assim como outras métricas de sucesso devem ser observadas para estudo de mercado. 

3 – Desenvolva uma identidade de marca 

A identidade de marca é um conceito que parte da humanização da postura pública de um empreendimento, comunicada pela aderência de traços de personalidade humanos na comunicação e comportamento da marca.

Desenvolver uma identidade de marca passa pela elaboração de características visuais que serão adotadas constantemente em publicações da empresa, junto a voz de marca, o tom usado para interagir com o público. 

Uma loja de acessórios bicicleta pode investir em uma identidade vivaz, informal e comunicativa com o público nas redes sociais, o que estimula o engajamento por meio de comentários e torna a audiência mais aberta a consumir conteúdo patrocinado. 

4 – Invista em impulsionamento pago

Grande parte das redes sociais contam com plataformas de anúncio pago em suas dependências, um recurso que impulsiona publicações para um perfil de público pré-estabelecido. A prática auxilia a prospecção de clientes. 

O criador de conteúdo pode selecionar fotografias e uma pequena descrição de balão de gás Hélio, por exemplo, a ser exibida para usuários que demonstraram interesse no produto anteriormente, pelo seu histórico de busca. 

Em todos os casos, é importante selecionar imagens, vídeos ou uma descrição de qualidade para estes casos.

Uma vez que o usuário de mídias sociais é inicialmente atraído pela estética do produto e acabamento profissional da publicação. 

Conclusão

Portanto, as mídias sociais já estão completamente integradas no cotidiano do consumidor. A adesão de empresas de todos os segmentos para estas plataformas reforçam sua importância na formação dos hábitos de consumo da população. 

Inserir uma estratégia de marketing para as redes sociais é fundamental para o sucesso do negócio, especialmente, se considerar o aumento vertiginoso de compras e contratações de serviço efetuadas nestas plataformas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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