Como o marketing e ferramentas online podem ajudar a tirar seu negócio do papel

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Como o marketing e ferramentas online podem ajudar a tirar seu negócio do papel

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O marketing para empreendedores pode parecer complexo, sendo um dos motivos de muitos acreditarem não ser possível tirar os projetos do papel e iniciar um negócio. Mas, na verdade, esse processo contribui muito para o desenvolvimento da empresa e pode ser facilitado. 

Por isso, este artigo abordará como ele pode ser feito e as formas que contribui com o negócio. Dessa forma, auxiliando as pessoas que estão passando por essa dúvida e desejam iniciar um empreendimento.

Empreendedorismo: planejamento e características do profissional

Empreender é o sonho de muitos, não só pela oportunidade de abrir um negócio próprio, mas também por questões financeiras. Trabalhar com algum projeto que goste e tornar a rotina mais otimizada. 

Além disso, devido ao cenário atual, muitos estão recorrendo ao empreendedorismo e trabalhando por conta própria.  De forma a manterem qualidade de vida e ter renda durante a crise financeira que o mundo passa neste momento. 

No entanto, por conta dessa movimentação, é preciso encontrar formas de atrair o público e se destacar no mercado. E isso, independentemente do ramo em que o empreendedor fará o investimento.

Assim, para se destacar é preciso ter organização, planejamento, concentração, força e paciência. Além disso, encontrar algo que goste e apresenta demanda também faz parte de um empreendimento com maiores chances de sucesso.

Começar um negócio do zero pode ser muito atrativo, mas também demanda atenção para que o negócio evolua. Visto que os pequenos negócios tendem a fechar no primeiro ano, se o investimento não for bem planejado.

Assim, empreender é estar sujeito a desafios para se manter competitivo no negócio e alcançar o sucesso. 

Ou seja, envolverá persistência e força de vontade, além de responsabilidade. Mas será muito prazeroso conforme as primeiras conquistas ocorrem. 

Para isso, conhecer algumas possibilidades de mercado também se mostra necessário para identificar opções para personalizar o serviço e atrair o público do nicho.

Em quais áreas empreender?

É inegável que o ambiente online ganhou um destaque exponencial durante a pandemia. Está se mostrando cada vez mais como um meio para alcançar o sucesso e de crescimento constante.

Assim, serviços atrativos dentro do ambiente apontam como as principais oportunidades, principalmente durante esse período de distanciamento.

Estudos da área mostram que 2021 será o ano de maior prospecção para os negócios que utilizam o modelo de assinatura. 

Analisando o Brasil, o mercado apresenta um crescimento de 12% nessa área, segundo os dados de uma plataforma de e-commerce.

No ano de 2015, haviam 300 empresas neste setor. Hoje o número é estimado em 4 mil clubes, que, em 2019, movimentaram cerca de R$1 bilhão.

Nesse cenário, os segmentos que mais se destacaram foram:

  • Livros (27%);
  • Bebidas (18%);
  • Alimentos (17%);
  • Cuidados pessoais (12%);
  • Pet (11%);
  • Outros (15%).

Contudo, além desses segmentos, são várias as possibilidades de clubes de assinatura para investir, como:

  • Vinhos;
  • Doces;
  • Produtos naturais;
  • Kits de maquiagem;
  • Cosméticos;
  • Itens para churrasco;
  • Cápsulas de café.

Portanto, todos esses segmentos são boas apostas para se iniciar um negócio nesse período. Desde que sejam voltados a assinaturas e vendas online, nos quais é possível investir em uma experiência otimizada, como a entrega a domicílio. 

Ferramentas para auxiliar no empreendimento

De modo a facilitar a gestão dos processos e os primeiros passos após a abertura do negócio, existem ferramentas que podem auxiliar o empreendedor na otimização e desenvolvimento do negócio. 

Para isso, por exemplo, é preciso estabelecer a política organizacional. Métodos de atuação, captação de clientes e sistema de vendas são componentes de produção que podem otimizar todo o processo e melhorar a qualidade das transações.

Assim, ampliando a produtividade e gerenciamento da carteira de clientes.

Nesse sentido, é crucial que se conheça o cliente, seus desejos e necessidades. Para que consiga desenhar fluxos e nichos mais claros de atuação.

Lembre-se que identificar o público-alvo e o cliente ideal permitirão compreender melhor o negócio e desenvolvê-lo de forma mais eficaz.

Com o uso de ferramentas esse processo de identificação também é facilitado, identificando todo o comportamento e percurso dos usuários antes de efetivar a compra.

Deste modo, aplicando softwares de gestão, é possível identificar as páginas mais acessadas, assuntos e produtos de maior interesse, tempo de permanência no site,  possível abandono de compra ou mesmo a forma que ele caminha dentro da sua loja online. 

Além disso, também é possível identificar o perfil desses usuários, bem como as interações e contatos já realizados, como se já é um cliente ou é a primeira interação, ou mesmo se é necessário investir em outras formas de comunicação, como e-mail, chats e ligações.

CRM

Com um software de CRM fácil de usar, o empreendedor consegue ter todas as informações, possibilitando traçar estratégias de marketing mais assertivas, ganhando tempo e investindo em campanhas com maiores chances de retorno.

Esse processo é crucial no início de um negócio, principalmente porque as campanhas e ferramentas online apresentam custos mais reduzidos. Se comparado com as propagandas veiculadas em mídias tradicionais, permitindo um melhor gerenciamento do fluxo de caixa.

Para isso, também, é preciso conhecer a ferramenta para o uso próprio e, em condições de ampliação do negócio e contratação. O  colaborador demandará treinamentos para que a equipe saiba manusear o software. 

Assim, amplia-se a produtividade o que impacta diretamente no lucro, captação de clientes e sua fidelização.

A tecnologia tem de ser aliada do empreendedor tanto para a produtividade quanto para o relacionamento e atração de novos clientes. 

Deste modo, também é preciso conhecer métodos de otimização de pesquisa (SEO). Assim, ficará mais fácil criar conteúdos que possam converter tais leitores em clientes.

Além disso, ter formas atraentes de negócio, um bom produto e impulsionar as propagandas para o público-alvo também se mostram fundamentais e podem ser otimizados pela união dessas estratégias digitais (marketing e ferramentas de gestão de vendas e CRM).

Assim, pode-se concluir que investir em um marketing atrativo e direcionado, aliado a um planejamento e estruturação são fundamentais para o sucesso de um negócio. Se mostrou fundamental para quem deseja iniciar um empreendimento.

Isso porque eles podem otimizar os resultados alcançados e possibilitam um investimento mais correto nas campanhas de atração e no contato com o cliente ideal.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos ricos e relevantes para empresas de diversos nichos, bem como estratégias que contribuem para o desenvolvimento do negócio.

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