Conheça as novas tendências de gestão para as empresas

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Conheça as novas tendências de gestão para as empresas

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O mercado está em constante mudança, assim como as necessidades dos consumidores e as abordagens atuais. Para se manterem competitivas, as empresas precisam buscar atualizações na teoria e prática, atentas ao que está em alta e dando certo na gestão.

Ou seja, além de se especializar em cursos como gestão de startups e empreendedorismo digital, é preciso também ter boas estratégias para aprender a como colocar em prática todos os ensinamentos.

Neste artigo, você entenderá completamente por que é tão importante ficar a par das novidades que podem ajudá-lo a melhorar seu desempenho como líder. Além disso, conhecerá os mais recentes modelos de gestão e suas peculiaridades. Continue lendo!

Entenda a relação entre liderança e modelos de gestão de negócios

A imagem de um líder suscita respeito. Nos cargos de supervisão, os profissionais são automaticamente promovidos a cargos de referência, e suas atitudes são observadas, valorizadas e replicadas pela equipe.

Quando confrontados com novos comportamentos e requisitos, os líderes precisam ser os primeiros a se adaptar e encontrar maneiras de se atualizar continuamente.

Como os melhores cursos de gestão de pessoas a distancia ensinam: estar aberto ao novo e ter plena consciência da necessidade de priorizar o desenvolvimento interpessoal é essencial para uma ação concisa e relevante.

Nesse contexto, os diversos aspectos da liderança estão diretamente relacionados ao modelo de gestão, pois estão intrinsecamente interligados.

Para manter um desempenho relevante, os profissionais precisam entender as tendências de gestão, cujos modelos devem acompanhar a evolução da própria sociedade.

Quando falamos sobre entender as tendências de gestão não é apenas pesquisar por um “curso de gestão financeira valor”. É importante ter em mente que, ter uma equipe bem sintonizada pode ser crucial para que sua empresa siga as tendências do mercado.

Nunca subestime as aspirações de sua equipe, seus clientes e toda a comunidade ao seu redor. Liderança também é inteligência, usabilidade, busca pela inovação e vontade constante de aprender!

As principais tendências modernas em gerenciamento de descoberta

Quando se fala em modelos de gestão de negócios eficazes, muitas teorias se dedicam a explicar como otimizar recursos (materiais e financeiros, mas o mais importante, humanos) para obter os melhores resultados.

Para enfrentar as dificuldades que surgem em mercados voláteis e fornecer aos líderes as melhores ferramentas para executar seu trabalho de forma abrangente, os modelos de gestão tornam-se ferramentas essenciais.

Não é à toa que atualmente os cursos de gestão comercial e marketing ead estão cada vez mais abordando os novos modelos de gestão.

Lembre-se: não adie o aprendizado, mais tarde ou quando tiver tempo, o mercado não vai esperar, e quando você finalmente tiver tempo, pode ser tarde demais. Confira os sete modelos populares!

  1. Gestão com foco em capacitação

Esse tipo de gestão tem como foco cultivar e estimular a autonomia nas equipes, orientando os líderes a delegar tarefas importantes e elevando a autoestima dos colaboradores. Inclui valorizar o indivíduo e dar confiança para realizar suas atividades de forma independente.

Ou seja, aqui o colaborador é estimulado a tomar suas próprias decisões com base nas informações fornecidas pela equipe ou gestor, aumentando sua responsabilidade perante a empresa.

Por isso, é importante que o gestor esteja preparado e tenha um bom conhecimento sobre o dia a dia. Por exemplo, se ele faz parte do setor financeiro, o melhor a se fazer é buscar por gestão financeira ead preço e estar alinhado com as novas tendências.

Este modelo de gestão apresenta 4 pilares fundamentais que devem ser desenvolvidos para uma implementação bem sucedida numa empresa e eles são:

  • Poder;
  • Motivação;
  • Desenvolvimento;
  • Liderança.

Sua aplicação é principalmente em instituições que mantêm uma cultura mais participativa e permitem que suas equipes gerenciem a si mesmas, compartilhando poder com os colaboradores.

Este conceito não se aplica a organizações burocráticas com regras mais rígidas, pois é necessária maior liberdade para que os funcionários possam circular livremente.

  1. Gestão democrática

Nem todos os ambientes de trabalho podem aplicar uma gestão de pessoas que foca mais na independência e empoderamento na tomada de decisões.

Isso geralmente é um problema técnico. O papel de um colaborador no projeto afeta os outros, então ele não pode ser responsabilizado por suas escolhas sem uma compreensão completa do que isso significa para o todo.

Mas não é por isso que os gestores devem se afastar do autoritarismo puro e tradicional, ainda há espaço para contribuição, discussão e ajuste.

Por exemplo, em uma clínica a gestão pode ser um pouco menos democrática, mas ao ter um líder que procurou por gestão hospitalar ead e aprendeu como funciona, mesmo com as inflexibilidades do âmbito, é possível ter uma equipe contente e satisfeita.

Essa será uma governança democrática, com toda a equipe reunida para entender as questões da agenda, entendendo sua relevância e, em seguida, decidindo coletivamente o que eles podem fazer para avançar — incluindo uma votação objetiva, se necessário.

A gestão democrática sempre existiu em empresas que focam na participação direta dos colaboradores na tomada de decisões, mas a tecnologia se tornou a facilitadora desse processo.

Isso ocorre porque o sistema integrado fornece mais informações sobre o papel de cada usuário no projeto geral. Esse conceito coletivo de evolução e propósito torna as reuniões de alinhamento mais rápidas e produtivas, com escolhas mais inteligentes e menos riscos.

  1. Gestão relacionada à colaboração

Tem como premissa a liderança aberta, projetada para compartilhar em vez de impor. Nesse modelo, as equipes se afastam das hierarquias e passam a atuar de forma mais integrada, expressando opiniões e dando feedback.

Assim como o modelo de capacitação, esse formato foi projetado para envolver ativamente todos os membros da equipe na tomada de decisões operacionais e corporativas em toda a organização.

No entanto, temos uma diferença fundamental. Diferentemente do modelo apresentado acima, as decisões aqui não são delegadas a nenhum funcionário ou votadas em seus pontos-chave, mas suas opiniões são ouvidas e consideradas pelo gestor.

Para que esse modelo de gestão funcione, as diretorias das empresas devem realmente ouvir os conselhos dos profissionais.

Por exemplo, líderes da área de gestão de pessoas em startups precisam estar abertos a ouvir as ideias e posicionamentos do restante do time. Caso contrário, dentro de um curto período de tempo, eles deixarão de dar suas opiniões.

Receber o conselho de quem está envolvido no dia a dia da empresa e que entende suas próprias fragilidades no campo é um fator estratégico na tomada de decisões e pode se traduzir em boas soluções para os desafios enfrentados.

Muitas empresas optam por este modelo, em vez do modelo de empoderamento, para manter o poder de decisão, mas também contam com o conhecimento e aconselhamento de toda a equipa na tomada de decisões.

  1. Gerenciamento remoto

O modelo que apresentamos agora é relativamente recente e possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia (principalmente computação em nuvem e ERP). Além disso, é uma extensão do exemplo anterior, associado à colaboração.

O gerenciamento remoto é cada vez mais visto em empresas que estão abandonando completamente as operações de espaço físico.

Os funcionários podem trabalhar de qualquer lugar que quiserem (por exemplo, em casa ou em um espaço de coworking) e usar o sistema de negócios como um escritório virtual.

A vantagem desse tipo de gestão é a maior agilidade e acompanhamento diário da produtividade e dos resultados para você e seus colaboradores.

No entanto, como não há conexão diária entre todos, o uso da tecnologia exige inteligência. É necessário planejar e utilizar ferramentas adequadas para discussão, comunicação, produção, colaboração, análise métrica, etc.

Todavia, ao focar na implementação inicial, você terá uma equipe altamente produtiva e focada em resultados, podendo até buscar talentos em outras cidades, estados ou até países.

  1. Gestão baseada em normas culturais

“Coloque a camisa da empresa” é uma expressão com uma conotação levemente negativa nos últimos anos, mas originalmente expressava o que toda empresa precisava ter: criar uma cultura de identidade e colaboração em toda a equipe.

As normas culturais são o alinhamento entre os valores de uma empresa e os valores pessoais e profissionais de seus colaboradores.

Portanto, essa gestão começa na fase de recrutamento, onde você precisa dar mais ênfase ao perfil de trabalho e às ambições mais relevantes para suas expectativas da empresa.

Por esse motivo, ao pesquisar por gestão de recursos humanos o que estuda, é possível observar diversos artigos e explicações sobre a importância de uma boa equipe de recrutamento e seleção.

Afinal, habilidades técnicas podem ser treinadas. Será mais fácil orientar a equipe com esse lado em mente — todos já estão apontando para o mesmo norte que você desde o início.

Aqui, a tecnologia surge como reforço desta cultura, na troca de valores, ligação contínua entre equipes e no reforço da colaboração em torno do mesmo objetivo.

  1. Gerenciamento centrado em dados

Este pode ser um estilo de gestão que se tornará o padrão do mercado, mesmo que apenas como complemento a esses outros modelos que mostramos.

Quanto mais tecnologias (usando conceitos como inteligência artificial e aprendizado de máquina) permitirem que as informações sejam coletadas, armazenadas e analisadas, mais valiosas elas serão para a tomada de decisões.

Essa ideia de abraçar a inteligência de negócios permite que equipes inteiras comecem a usar os dados como fonte para identificar problemas, oportunidades e soluções.

Neste caso, a gestão torna-se completamente técnica e mais pragmática. Mas isso não significa que o fator humano não esteja mais lá. Você só tem mais ferramentas à mão para ser criativo.

  1. Gestão de apoio à inovação

À medida que a tecnologia evolui e otimiza procedimentos e recursos intimamente relacionados à administração, os modelos de gestão baseados em inovação tornam-se cada vez mais precisos e necessários.

Ele foi desenvolvido para proporcionar alta performance, transparência e segurança aos processos de sua equipe, resultando em resultados consistentes e confiáveis.

Este modelo surgiu devido à evolução tecnológica — que vem transformando nossas vidas digitalmente, com o objetivo de sempre encontrar novos métodos, processos e técnicas de gestão para melhores resultados.

Nesse paradigma, os gestores podem se beneficiar diretamente das novas tendências antes mesmo que seus concorrentes sejam expostos a elas, ganhando assim maior competitividade e ocupando mais espaço no mercado.

Como tal, este é um dos modelos de gestão empresarial mais adotados atualmente.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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