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Marketing de conteúdo: Conheça seus benefícios

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Como o próprio nome já diz, o marketing de conteúdo se trata de uma estratégia cujo objetivo é criar e distribuir conteúdos relevantes, como artigos, e-books e publicações em redes sociais, para fazer com que a marca se torne uma autoridade no assunto.

Essa estratégia funciona como um meio de auxiliar o público-alvo durante todo o processo de compra e atraindo-os de maneira natural e espontânea, sendo uma das bases do inbound marketing. 

Como consequência, é criado um engajamento do público-alvo, aumentando a rede de clientes e leads por meio do fornecimento de material relevante e de qualidade. Ou seja, o usuário é atraído, envolvido e cria uma imagem positiva em relação à marca.

É preciso ter em mente que o responsável pela criação do conteúdo deve fazê-lo pensando em proporcionar algum benefício para o leitor, seja para resolver um de seus problemas, para sanar dúvidas ou para ensinar algo. 

Por exemplo, uma empresa de tecnologia que posta um artigo explicando X dicas de como configurar um computador novo está realizando o marketing de conteúdo, pois, ao final da leitura, o usuário terá recebido auxílio e aprendido algo. 

Além disso, é importante destacar que, além do conteúdo ser útil, ele deve ser capaz de levar a mensagem correta, para as pessoas certas e no momento de maior necessidade, ultrapassando as expectativas do internauta.

Como consequência, o público precisa sentir o desejo de compartilhá-lo com outras pessoas e ter uma imagem positiva sobre aquela empresa, o que aumenta as chances de eles fazerem negócios com ela, na aquisição de seus produtos ou serviços. 

Isso porque o consumidor passa a confiar na marca e em seu trabalho devido a essa percepção que foi criada, fazendo com que eles se sintam mais confortáveis de comprar balão personalizado com nome dela do que de uma marca desconhecida.

Como colocar em prática?

Para começar a aplicar o marketing de conteúdo em suas estratégias, é preciso levar em consideração alguns pontos e etapas, sendo elas:

  • Planejamento;
  • Persona;
  • Criação;
  • Distribuição;
  • Mensuração.

Para começar, o planejamento se trata da criação de um plano claro e objetivo sobre os quais os colaboradores ficarão responsáveis por determinadas ações e como eles irão atingir todas as metas estabelecidas. 

Ou seja, é a etapa de definição de tudo o que será feito para a estratégia. 

A fase da persona é quando são definidos quem são as personas do negócio, ou seja, todas as informações principais dos clientes ideais, como características, hábitos de consumo, interesses, problemas e desejos.

Isso é tão importante porque é a porta de entrada para a criação de uma estratégia que seja de fato eficiente, pois, a partir do conhecimento total sobre eles, a empresa consegue criar conteúdo direcionado a eles. 

Deste modo, se uma empresa de aparelho auditivo invisível sabe que sua persona está com dificuldades de encontrar formas de disfarçar o aparelho, ela pode criar um conteúdo com dicas para tal, ajudando diretamente no seu incômodo.

Ou seja, ela disponibiliza o seu material como uma solução para os desconfortos de seus clientes e potenciais, gerando valor e sendo muito mais eficiente para atingi-los, uma vez que entrega exatamente aquilo que eles precisavam.

A terceira ação se refere à criação do conteúdo de fato, colocando todas as outras fases em prática e se baseando nelas, podendo acontecer em diversos formatos, como textos para blog, e-books, e-mails, vídeos e publicações para as redes sociais. 

É importante destacar que a sua forma de postagem precisa variar de acordo com as informações coletadas sobre o público, como em qual ambiente eles estão localizados em maior quantidade, para que a estratégia os alcance e faça sentido. 

Logo, se uma empresa de avaliação de imóveis compreende que o seu público utiliza mais os e-mails, ela deve postar seu conteúdo nele, ao invés de nas redes sociais, afinal, por mais que seja um ambiente promissor, não se adequa a sua realidade. 

A quarta etapa de execução é a distribuição, ou seja, a promoção dos conteúdos nos canais de publicação, fazendo com que a persona tenha acesso a ele e o encontre, seja nas redes sociais ou em listas de e-mail.

Por fim, a mensuração diz respeito à análise dos resultados das estratégias, analisando tudo o que foi feito e como foi aceito pelo público-alvo, além de consistir no acompanhamento da audiência e possíveis conversões.

Desta maneira, se uma empresa de projeto de arquitetura para escolas que criou uma estratégia de marketing de conteúdo para o seu e-mail não teve melhora nos seus resultados, não saberá o que aconteceu se não analisar o que foi promovido.

Com a mensuração, ela é capaz de compreender como foi a recepção do público para aquele conteúdo, entendendo quais pontos foram benéficos e bem aceitos, além de quais não tiveram impacto, permitindo a sua adaptação e melhoria contínua.

É importante analisar a evolução referente ao tráfego, ao engajamento do público, às interações sociais, ao networking e ao SEO (Search Engine Optimization), que trata-se das estratégias de melhor posicionamento nos mecanismos de busca. 

Quais as vantagens de fazer marketing de conteúdo?

Quando aplicado da forma correta, o marketing de conteúdo pode ser uma estratégia muito vantajosa para as empresas. Para deixar esse ponto mais explícito, a seguir, acompanhe uma análise dos seus principais benefícios.

1 – Aumento da visibilidade do negócio

A primeira vantagem é o fato de o marketing de conteúdo melhorar a visibilidade do negócio, garantindo uma melhor presença online, o que acontece graças a um conteúdo qualificado, além de páginas otimizadas. 

Dessa maneira, é possível aumentar o posicionamento nos buscadores, uma vez que auxilia na otimização dos motores de busca, que trata-se de um recurso fundamental para qualquer página na web.

Isso porque ele faz com que uma página, após uma pesquisa sobre um assunto relacionado, apareça no topo dos resultados, o que dá maior destaque para ela e ainda tem mais oportunidades de obter mais acessos.

Isto é, quando um usuário pesquisar por “carteira de moto a” em um buscador, as primeiras páginas de autoescolas serão aquelas com melhor SEO, o que aumenta as chances de o usuário entrar, uma vez que entende que é uma recomendação de qualidade. 

O marketing de conteúdo tem relação com essa melhoria, porque prover conteúdo de qualidade para as pessoas é um dos pontos analisados pelos mecanismos de busca, dando maior destaque para eles, devido ao fato de melhorar a experiência dos usuários. 

2 – Forma de se destacar no mercado

Quando uma marca escreve e publica conteúdo adicional de qualidade e relevância para os seus consumidores, ela mostra que entende sobre o assunto de maneira profunda, afinal, é capaz de falar dele de forma mais detalhada e menos complexa.

Assim, é possível se tornar referência no seu nicho, pois passa credibilidade para os leitores e faz crescer o seu destaque no mercado, além de fazer com que os consumidores a escolha ao invés de optar pela concorrência. 

Com isso, quando algum deles precisar do serviço ou produto oferecido pela sua marca se lembrará dela, associando rapidamente as necessidades e oportunidades, garantindo que o público-alvo é atingido de modo mais significativo.

Consequentemente, ela cria espaço para se desenvolver sem demais problemas, mantendo o seu público consumidor e se expandindo para atingir outras pessoas, o que aumenta cada vez mais a sua relevância no mercado.

3 – Otimização do pós-venda

É importante ter em mente que não é apenas a venda e o processo que a antecede que importam, mas sim, toda a experiência, atingindo também o processo de pós-venda e a fidelização dos clientes. 

Para isso, o marketing de conteúdo serve como uma oportunidade de fidelizar os compradores, a partir do aconselhamento de formas de utilizar o seu produto da melhor forma, dicas de uso diferente, guia de auxílio. 

Por exemplo, uma loja de bateria para carros pode enviar conteúdo dando dicas de como instalá-las no seu automóvel e o que fazer para que elas durem o máximo possível, levando o cliente a entender que a empresa se importa com o consumidor. 

Dessa maneira, ele deixa de se sentir como apenas uma peça para a obtenção de lucro do negócio e se sente de fato importante e valorizado, o que é essencial para torná-lo fiel a ele. 

Consequentemente, ele passa a indicar para seus conhecidos a empresa, deixar boas recomendações na internet e fazendo compras outras vezes, ou seja, além de realizar a manutenção deles, a estratégia os deixa muito mais próximos.

Assim, se um cliente comprou acessórios bicicleta e teve um bom relacionamento pós-venda, ele irá indicar para seus amigos a empresa, aumentando o seu alcance e número de vendas, e passam a defendê-la nas redes sociais, servindo como atrativo.

Considerações finais

O marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental para todas as organizações, independente de seu nicho de atuação ou porte, uma vez que entrega aos seus clientes e potenciais clientes conteúdo de qualidade.

Dessa forma, ele é capaz de proporcionar diversos benefícios para o desenvolvimento da empresa, além de auxiliar o leitor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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