O que significa otimizar um site?

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O que significa otimizar um site?

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A otimização de sites é uma técnica web para você preparar o seu site ou loja virtual para receber tráfego orgânico direcionado dos mecanismos de busca (Google, Bing, etc).

O Google (que retém a maior parte das buscas na internet brasileira) tem um monte de regras em seu algorítmo para filtrar automaticamente os sites relevantes para uma determinada busca.

Essas regras são desconhecidas. Os funcionários do Google evitam falar sobre isso ou afirmam geralmente coisas que não funcionam. E isso é simples de se entender.

O serviço de Link Patrocinado é uma das principais fontes de renda do Google. Por meio do link patrocinado, um site ou loja virtual consegue aparecer como solução para um termo de pesquisa por meio de um anúncio pago.

Digamos que você venda “telas mosquiteiras“. Existem diariamente centenas de pessoas precisando desse serviço diariamente em cidades como São Paulo.

Se você é dono de uma empresa de redes de proteção, você iria vender muito se direcionasse essa audiência específica para o seu projeto, não é mesmo?

Mas no caso do link patrocinado, tem uma particularidade que pode ser ruim. O custo. Isso porque, no caso do link patrocinado, o custo da campanha é cobrado por clique. Isso significa que cada vez que alguma pessoa clicar no seu anúncio, um valor será descontado do seu investimento.

Como é um sistema de leilão, esse custo é definido pela concorrência da palavra chave que foi patrocinada.

E é ai que o tráfego orgânico se destaca!

O que significa Otimizar

Otimizar um site é aplicar um conjunto de técnicas básicas para melhorar o desempenho do site frente ao algorítmo. Como as técnicas são desconhecidas (como falamos acima), aplicamos o que foi testado e reconhecido e fazemos a otimização do site para que ele apareça no Google.

Por exemplo, por testes A/B é possível definir que o título do artigo é um item de otimização importante. Assim como o conteúdo do artigo, que deve responder de forma definitiva a “dor” da pesquisa, esgotar de forma semântica e inteligente tudo o que engloba aquele termo pesquisado.

Além disso, recentemente o Google lançou o Web Vitals, que são práticas que visam diminuir o consumo de processamento dos servidores do Google. Para isso, sites que são mais rápidos, que tenham imagens e códigos otimizados e reduzidos levam a melhor frente a projetos que não tenham essa preocupação.

Em média, são cerca de 200 termos conhecidos que podem influenciar no posicionamento do site nos resultados de busca.

Benefícios de Otimizar um site

A grande vantagem do tráfego orgânico é que a visitação é gratuita. Se seu site tiver 100 ou 10.000 mil visitas, seu custo é zero. Ou você apenas pagou para uma empresa posicionar você para aquele termo.

Isso faz muita diferença no custo final de um projeto. Porque entram além do termo principal, todas as palavras de calda longa (ou long tails) nas pesquisas e isso pode gerar um tráfego considerável.

Vamos usar novamente o termo “telas mosquiteiras” como exemplo. Essa palavra chave leva sozinha cerca de 45 mil buscas.

Mas existem outros termos internos relacionados, como “telas de mosquito para janelas” que tem mais 1,2K de visitas… ou “telas para gatos” que tem cerca de 7k de visitas.

Se você rankear um artigo sobre isso, vai tranquilamente leva cerca de 50 mil visitantes até seu site. E isso não vai trazer nenhum custo para você. Se fosse no link patrocinado, por exemplo, e cada clique custasse R$ 0,90… com 50 mil cliques diretos, você ia ter de investir cerca de 45 mil reais na campanha de tráfego pago.

Te garanto que com a otimização de sites, você consegue muito mais investindo muito menos.

Quanto tempo demora para otimizar um site?

O serviço de SEO ou otimização de sites é um processo de longo prazo. Demora para você preparar o projeto todo, rankear os conteúdos e isso fazer a diferença nos buscadores.

Em média, demora de 6 meses a 1 ano para ter uma campanha dando retorno considerável.

Nesse caso, o link patrocinado tem o imediatismo a seu favor. Você criou a campanha, colocou o crédito, ativou…. pronto. Apareceu! Mas também, conforme os cliques vão acontecendo, o custo vai sendo cobrado.

No caso da otimização, no começo você paga sem ter resultados imediatos, mas à longo prazo o investimento fica muito menor e os benefícios e durabilidade são imensos.

Uma vez que um projeto foi otimizado, você precisa ir agregando conteúdo e mantendo novas palavras relacionadas sempre à mostra para que o tráfego não caia e sempre tenha pessoas novas entrando em seu funil de vendas.

Considerações Finais

Viu como é importante otimizar um site? É uma estratégia de marketing digital essencial para qualquer empresa que queira vender produtos ou serviços na WEB. Se você tem uma empresa de telas de proteção para janelas, é essencial aparecer no Google para quem pesquisa por esse serviço.

A Agência 2M atua no mercado de otimização de sites desde 2007 e tem diversos projetos posicionados nas primeiras posições do Google para termos de alta pesquisa e grande concorrência.

Faça um orçamento com nossa equipe de atendimento. Deixe a gente fazer uma auditoria em seu site e orçar uma campanha de otimização para levar seu site a um novo nível!

Agência 2M - Vendas
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