Por que aderir um digital influencer em uma estratégia de marketing

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Por que aderir um digital influencer em uma estratégia de marketing

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O digital influencer é uma figura em crescente destaque com o advento das redes sociais adaptadas para aplicativos, sob uma interface otimizada para o uso mobile. Por isso, sua contribuição para o marketing de empresas se tornou mais relevante. 

A popularização do uso da internet por meio do smartphone transformou toda a experiência do usuário em termos de sinergia, com o novo modelo de consumo criando uma relação indissociável entre vida online e offline. 

Assim, os hábitos de consumo da população também foram transformados, desde roupas até açaí em atacado. As redes sociais hoje já superaram seu papel original de comunicação instantânea e tornaram-se jornais e pontos de comércio virtual. 

Neste contexto se desenvolve a figura do digital influencer, um indivíduo famoso nas redes, que cede seu espaço e público para o anúncio de produtos de uma determinada marca. Esses novos profissionais geram grande impacto sobre as tendências de compra. 

Hoje, o digital influencer goza do status anteriormente destinado às grandes revistas de moda e modelos de alto escalão. A internet democratizou a câmera e as passarelas, abrindo uma profissão muito mais acessível ao público. 

Essa característica combina com o estilo de interação estabelecido nas redes sociais. Marcas e especialistas se comunicam com o cliente de modo mais próximo, aumentando o poder percebido nas mãos do consumidor, que mantém uma relação mais ativa.

Neste artigo, será traçada uma relação entre o marketing de conteúdo e o fenômeno dos influenciadores digitais, com dicas importantes sobre o que fazer em relação a esse profissional e quais são as melhores formas de se posicionar nesta prática. 

Marketing de conteúdo aplicado às mídias sociais

O marketing de conteúdo é um subsegmento do marketing digital, área da administração que concentra teorias e metodologias voltadas para as redes sociais e o impacto que elas exercem sobre a percepção humana nas sociedades contemporâneas. 

Os maiores marcos da civilização sempre compartilham a descoberta de um modo inédito de comunicar-se ou produzir recursos como característica comum. Um exemplo do primeiro caso é a fundação da escrita. Para o segundo caso, um exemplo é a agricultura. 

Pode-se dizer que a internet consegue sintetizar ambos os critérios em um catálogo virtual de alimentos veganos, elevando seu surgimento ao status de maior conquista da civilização moderna, digna de marcar o desfecho de uma era e o início de outra. 

Portanto, muito do que se conhecia sobre a gestão de empresas sofreu profundas transformações com o surgimento da tecnologia digital, dando início a um processo de fragmentação que deu origem a muitas outras categorias. 

Quando se fala em marketing digital, quase inevitavelmente se refere ao marketing de atração, paradigma que substitui a abordagem persuasiva do cliente como ponto que inicia a interação pela atração do cliente via consumo de informação interessante. 

Quem define o que é interessante ou não é o consumidor, que demonstra suas preferências por meio de rastros de navegação que são captados e armazenados por centenas de algoritmos na web, como um espelho mágico fotográfico. É o apogeu do Big Data

A análise das informações coletadas vai nortear as estratégias de criação de informação para o consumo gratuito do cliente, inserindo um ciclo orgânico na propaganda. Para criar a informação, entra em cena o marketing de conteúdo. 

Por sua vez, o marketing de conteúdo é mais comumente aplicado para sites e blogs, plataformas exclusivas de uma empresa, com endereço fixo e exclusivo. Uma clínica de fisioterapia pode posicionar-se por meio de artigos de texto, por exemplo. 

Contudo, as redes sociais crescem em termos de preferência do usuário, em especial os mais jovens, forçando as empresas a voltarem seus esforços para esse tipo de plataforma. O digital influencer, então, torna-se uma ponte entre negócio e cliente. 

As organizações estão sempre buscando formas de otimizar seus processos, a fim de poupar recursos e maximizar resultados. Um usuário bem quisto em uma determinada rede social, popular por gerar conteúdo orgânico, é uma ferramenta ideal. 

O influenciador no diálogo empresa versus cliente

Um perfil seguido e acompanhado por milhares de pessoas pode ser considerado influente. Suas publicações são interessantes para um grande número de indivíduos, e a depender dos temas tratados em publicação, é um cenário de segmentação orgânica. 

A segmentação de público é fundamental para definir como o produto será apresentado, por uma empresa, diante de seu potencial cliente. Por isso, uma empresa de transporte de cargas busca um influenciador que normalmente trate de assuntos similares. 

Assim, a publicidade realizada por meio do digital influencer é mais qualificada, em um único passo, segmenta a audiência, cria autoridade e estimula a propaganda orgânica. Os influenciadores mais famosos atuam nas áreas de: 

  • Moda feminina e masculina; 
  • Cosméticos; 
  • Esportes; 
  • Culinária; 
  • Entretenimento; 
  • Finanças. 

Segundo dados nacionais, cerca de 52% da população com acesso à internet acompanha, ao menos um digital influencer em suas redes sociais. Ainda no mesmo estudo, 76% dos entrevistados admitiram que já compraram algo em função de um influenciador. 

Nesse contexto, o indicador que chama a maior atenção é o que pontua 82% como a taxa de usuários convertidos em clientes que estavam conscientes de que estavam consumindo publicidade, como na recomendação de uma mochila feminina personalizada

Esses resultados refletem o impacto que os influenciadores exercem na diminuição da resistência no consumo de propaganda. Uma das justificativas está no relacionamento íntimo e orgânico estabelecido entre um influencer e seguidores. 

Vantagens do digital influencer no marketing

O perfil do influenciador digital é perfeito para operações de marketing de longo prazo, ou para marcas recentes, que desejam se posicionar rapidamente no mercado. Optar por um profissional como esse em uma campanha promove vantagens à empresa, como: 

1 – Visibilidade rápida e orgânica

Uma organização que migra para as plataformas digitais está investindo em visibilidade rápida, uma vez que o conteúdo de influenciadores recebe maior engajamento, se comparado com o perfil de uma empresa do mesmo tamanho.

Para uma empresa que pretende alcançar um bom número de seguidores e iniciar suas operações na web imediatamente, um influenciador é uma excelente estratégia. Além da rapidez e intensidade de resposta, o alcance gerado é completamente orgânico.

Isso significa que os perfis que buscam pelo seu trabalho são de pessoas reais, com interesse genuíno em seu produto, ao invés de contas fantasma que são usadas para gerar grandes números de seguidores rapidamente.

2 – Melhor relacionamento com o cliente

Para criar um bom relacionamento com o cliente, é importante que o empreendedor compreenda a necessidade de aproximar-se de maneira humana, demonstrando seu valor para a qualidade de vida ou entretenimento do usuário, antes da compra. 

A construção deste valor é muito beneficiada por um bom digital influencer. Por se tratar de uma plataforma com ampla base de seguidores fiéis, o influenciador é visto pelo usuário como uma inspiração, em contrapartida à visão de alguém que tenta empurrar um produto. 

Por essa razão, uma empresa de conserto de ar condicionado, por exemplo, deve investir em influenciadores que possuam relação com o tipo de serviço, isto é, perfis que cresceram ao falar e atrair uma audiência interessada na área de atuação da empresa. 

3 – Maior retorno sobre o investimento

Um influenciador digital tem grande impacto sobre a estratégia de marketing de uma empresa, desde que selecionado cuidadosamente. Ao aumentar o retorno sobre o investimento, a contratação reduz os custos totais com a campanha. 

É comum que em um primeiro momento, o empreendedor se mostre resistente à ideia de contratar um digital influencer, uma vez que esses profissionais exigem pagamentos que podem aumentar de acordo com sua fama e impacto. 

Vale demonstrar que o recurso depositado pode aumentar em termos significativos, o potencial de atração e compra das ações de marketing. Um organizador de maquiagem de acrílico ganha preferência quando anunciado por um influencer

4 – Nutrição cruzada de canais

O emprego de influenciadores digitais na campanha de marketing em uma determinada rede social não apenas nutre a mídia usada na ação, gerando efeitos positivos sobre todas as demais que pertencem à empresa, um resultado que se estende ao longo prazo. 

É consenso a importância de usar múltiplos canais para prospecção e atendimento ao cliente na internet, especialmente para as empresas que desejam concentrar suas atividades comerciais na modalidade remota. 

Por isso, investir em um digital influencer contribui com a nutrição cruzada de canais, ou seja, o aumento de tráfego e redução da taxa de rejeição no site e outras redes sociais da marca. 

Conclusão 

O crescimento dos influenciadores digitais como uma força de impacto nas decisões de compra é mais um entre os vários desdobramentos do mundo virtual. Com uma estrutura que se aproxima da realidade, esse fenômeno é compreensível. 

Para as empresas, esta é uma excelente oportunidade de adquirir mais clientes e aumentar a percepção de autoridade e reputação de uma marca. O influenciador transfere parte da confiabilidade nutrida em seu público para aquele que está anunciando. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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