5 ferramentas de marketing digital para ajudá-lo a monitorar e criar backlinks

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5 ferramentas de marketing digital para ajudá-lo a monitorar e criar backlinks

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5 ferramentas de marketing digital para ajudá-lo a monitorar e criar backlinks

Atualmente o acesso à internet e às redes sociais faz com que o marketing digital seja uma parte essencial da estratégia dos negócios online. Existem muitas ferramentas de marketing que podem ser utilizadas no dia a dia para promover a empresa e nesse artigo nós falaremos sobre os backlinks.

Os backlinks são muito importantes para a evolução do tráfego e da autoridade de domínio, que vão aumentar ainda mais a visibilidade do seu site nos mecanismos de pesquisa virtuais, como o Google ou Bing. 

Você sabe como usar as ferramentas de marketing digital a seu favor? Sabe como construir backlinks de qualidade que vão aumentar suas visualizações? Nesse artigo vamos explicar tudo o que precisa saber sobre os backlinks e como utilizá-los junto com outras ferramentas de marketing.

O que são Backlinks?

Também conhecidos como links de entrada, os Backlinks são links que aparecem em um site que apontam diretamente para outro site. Esses backlinks são indicadores de que o conteúdo expresso na parte é relevante e tem qualidade, sendo reconhecido por outros sites.

Os mecanismos de busca como o Bing, o Google e o Yahoo identificam a presença desses backlinks. Páginas que possuem mais backlinks podem ter uma classificação mais alta na SERP (página de resultados de mecanismos de pesquisa).

Tipos de backlinks

Existem tipos diferentes de backlinks e cada um deles vai impactar a visibilidade do seu site de uma forma diferente, podendo alterar a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa mais utilizados.

Para explicar melhor os tipos de backlinks fizemos uma lista com alguns tipos de backlinks.

Links Nofollow: São links que informam aos mecanismos de busca que não devem transferir PageRank a esse site. Como eles não agregam visualizações, não vão ajudar o seu site a conseguir uma classificação mais alta nos SERPs.

Follow Links: são links que podem ser rastreáveis pelos mecanismos de pesquisa. Os follow links podem ser internos ou externos, ou seja, podem direcionar para uma página interna do próprio site ou para outros sites. Os links internos auxiliam na navegação dentro do site e ajudam os mecanismos de busca a entender as estruturas hierárquicas entre as páginas. Já os links externos auxiliam os mecanismos de pesquisa a indicar a relevância do conteúdo.

Links patrocinados ou pagos: referem-se à links adquiridos através de publicidade paga, como anúncios em sites ou plataformas de anúncios. Esses links são inseridos em formatos de banners, texto ou links promocionais. Esse tipo de backlink pode fornecer visibilidade e tráfego imediato ao site, mas não são considerados backlinks orgânicos.

Links UCG: são links que aparecem em fóruns e comentários realizados em blogs.

Links tóxicos: são links não naturais que podem prejudicar a capacidade de ranqueamento e impactar negativamente as classificações que você já conquistou. Esse tipo de link geralmente remete a sites suspeitos ou de baixa qualidade ou que violem as diretrizes dos mecanismos de pesquisa.

A importância do uso de backlinks como ferramentas de marketing

É de conhecimento geral que os backlinks têm um impacto no SEO dos sites, sendo um dos componentes críticos. Obter backlinks de sites que passem autoridade é um sinal importante para a classificação do conteúdo apresentado no seu site.

Para construir backlinks de qualidade é importante ficar atento a alguns pontos e características.

O traço mais importante é, sem dúvida, a confiabilidade. Um site de qualidade possui uma excelente reputação, no entanto, essa reputação pode ser abalada por backlinks tóxicos caso aponte para outros sites com qualidade inferior ou com informações erradas. No caso de um site menor, ter links que indicam sites de confiança e ser citado em links nesses sites ajudará a gerar a confiabilidade necessária.

Por outro lado, se o seu site for citado apenas por sites considerados spam ou sites de baixa qualidade, as ferramentas de busca podem gerar penalidades para o seu site. O que não ajudará no crescimento ou na popularização do seu conteúdo.

E esse é outro fator muito importante: a popularidade. O Google considera links externos como votos de confiança entre os sites, havendo uma relação direta entre os sites que possuem muitos backlinks e que conseguem classificações mais altas.

Traçando um paralelo com a realidade das interações: você prefere confiar em um amigo ou em alguém que não conhece? Prefere confiar em alguém que é autoridade no assunto ou em alguém que está falando sobre o assunto pela primeira vez?

O Google analisa os sites exatamente com esses critérios. E essa confiança se dá na forma de PageRank, que é um algoritmo desenvolvido pelos fundadores do Google que funciona atribuindo valores numéricos a cada página da web. Esses valores numéricos são baseados no número de visualizações e links que apontem para elas. Quanto mais links de qualidade uma página recebe, maior é o seu PageRank.

Nesse caso, se o seu site receber backlinks de sites que são relevantes para o seu setor isso vai mostrar ao Google que o seu site também é visto como uma autoridade no seu ramo de atuação, então ele será indicado com mais frequência nas buscas.

5 ferramentas de marketing que vão te ajudar a gerenciar os backlinks

SemRush

É uma das ferramentas de marketing mais conhecidas para facilitar a otimização de SEO. Essa ferramenta apresenta um conjunto de estratégias e técnicas usando os algoritmos do Google e de outros buscadores e redes sociais.

Com o SemRush você consegue monitorar os sites dos concorrentes, entender as palavras que têm maior volume de busca na internet, também é possível receber recomendações para a otimização dos conteúdos de texto, monitorar redes sociais e muito mais.

A ferramenta é paga, porém é possível utilizar gratuitamente por 7 dias para avaliação. 

AHREFS

Tem funcionalidades muito parecidas com a do SemRush, mas se diferencia nas metodologias de mensuração da autoridade do seu site. O grande foco desta plataforma está na análise dos backlinks que você pode mencionar nos seus conteúdos.

Essa também é uma ferramenta paga. 

Google Analytics

É uma ferramenta que coleta dados dos sites criando relatórios para acompanhar o volume de acessos ao site, os acessos únicos e monitorar o perfil das pessoas que fazem esse acesso. 

É uma ferramenta gratuita, fácil e que pode ser integrada em outras ferramentas do Google.

Google Search Console

É uma ferramenta gratuita do Google que indica os problemas que o site apresenta e monitora quais links endereçam para o seu site. Além disso, ainda fornece os dados do tráfego no site. 

Google ADS

É mais uma das ferramentas de marketing criadas pelo Google. Com ela você pode criar anúncios para que o site apareça no topo das pesquisas do Google e de outros tipos. A ferramenta apesar de gratuita precisa ter um investimento mínimo de R$50,00 por dia para que mantenha a campanha ativa. 

Conclusão

A estratégia de otimizar um site por meio de backlinks é crucial para o sucesso do marketing digital atualmente. Esses links de entrada são essenciais para aumentar a visibilidade e a autoridade do seu site nos mecanismos de pesquisa, como o Google e o Bing.

Utilizando ferramentas de marketing digital, como SemRush, AHREFS, Google Analytics, Google Search Console e Google Ads, é possível gerenciar seus backlinks de forma eficaz, melhorando a classificação e o desempenho do seu site. Essa estratégia é fundamental para se destacar no ambiente online competitivo e atrair mais visitantes qualificados para o seu negócio.

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