Como captar leads com WhatsApp e automatizar a comunicação com Emails

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Como captar leads com WhatsApp e automatizar a comunicação com Emails

captar leads com WhatsApp

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Saber como captar leads pelo WhatsApp é de extrema importância para todo o empreendedor que deseja utilizar esse canal como uma forma de criar uma lista de contatos bastante forte ou aumentar a sua base de contatos já existente.

Isso porque todas as organizações já entendem que automação da sua comunicação acelera significativamente a jornada do seu cliente potencial (possibilitando assim um acompanhamento muito mais eficiente e imediato).

Afinal, esse é o “combustível” que leva o consumidor através de todo o seu funil de vendas (desde a captura de leads até à sua conversão e fidelização).

Hoje, o WhatsApp é indiscutivelmente parte da vida de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo e está instalado nos dispositivos móveis de 99% dos brasileiros (sendo que 93% dos usuários usam esse aplicativo todos os dias, segundo dados do Panorama Mobile Time/Opinion Box).

É a junção dessas poderosas ferramentas que tem trazido inúmeras possibilidades de engajamento e conversão para os seus negócios, revolucionando definitivamente a comunicação entre a sua empresa e o seu público-alvo.

O que é o disparo em massa no WhatsApp para a captura de leads?

Disparo em massa no WhatsApp é quando uma mesma mensagem é enviada para um grande número de pessoas ao mesmo tempo e de forma automatizada. Na maioria dos casos, o disparo é feito por empresas que desejam promover rapidamente os seus produtos e serviços (pesquisas mostram que até 1/3 das pessoas ou 33% delas abrem o WhatsApp sempre que recebem uma nova notificação no celular).

Tudo isso serve para mostrar o quanto esse aplicativo é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para captar emails de leads, aumentando assim as chances e criação de estratégias para tentar convertê-los e gerar vendas.

Recentemente, em 2022, o WhatsApp estabeleceu regras claras para uso empresarial em campanhas de marketing utilizando os disparos em massa (essas regras visam classificar os tipos de mensagens e definir limites diários de envios pelas empresas). Para números não verificados: 250 mensagens/24 horas e para números verificados: 1.000 mensagens ou mais/24 horas.

Qual a importância do WhatsApp dentro do seu site para a captura de leads?

Antes de qualquer coisa, há algumas formas de você conseguir captar emails pelo WhatsApp, mas isso significa fazer uso de um botão com o ícone da ferramenta dentro do seu site (que é o modo mais comum que as empresas usam). Quando você faz isso, indica ao visitante que é possível entrar em contato com o seu negócio por meio do aplicativo, apenas clicando sobre esse ícone para ser redirecionado para o WhatsApp da sua empresa.

Uma dica é fazer com que ao clicar no ícone, seu cliente tenha que preencher algumas informações antes de ser redirecionado automaticamente (permitindo uma maior probabilidade de captação de dados essenciais). Essas informações costumam ser: nome, telefone e email. Ao fazer isso, será possível captar o contato de email dessa pessoa interessada e colocá-la dentro das suas estratégias de marketing e disparos de email marketing.

Envio de emails marketing personalizados por automação: o seu próximo passo após a captação dos leads pelo WhatsApp

Sem dúvida alguma, um dos pontos mais importantes de captar emails via WhatsApp é conseguir contatos suficientes para criar e colocar em prática uma eficiente estratégia de email marketing. A partir do momento em que você adquire uma robusta lista de contato dos seus leads (por meio dos emails que eles mesmo cederam no momento de enviar mensagem no WhatsApp), então é possível iniciar o envio dos emails personalizados.

Aqui a automação de email marketing consiste, exatamente, em enviar emails de acordo com a necessidade de cada cliente, levando em consideração a etapa do funil de vendas em que ele se encontra (tenha muito cuidado nessa etapa, pois induzir a compra de um produto ou serviço para um usuário que ainda está no início do funil de vendas pode colocar em risco toda a sua estratégia). 

Quais são as vantagens que você tem ao apostar em uma estratégia de captura de leads pelo WhatsApp e envio de mensagens automatizadas?

1. Segmentação do seu público-alvo e listas para disparos em massa;

2. Possibilidade de envio de mensagens promocionais, notificações e pesquisas em questão de segundos;

3. Botões de resposta e interatividade para agilizar as vendas e o atendimento ao cliente;

4. Direcionamento dos seus clientes para o seu e-commerce ou site através de um link na mensagem;

5. Resposta para as dúvidas e demais demandas do cliente automaticamente, através do chatbot com inteligência artificial;

6. Permite que você distribua os seus clientes para o seu time comercial ou de atendimento;

7. Excelente forma de comunicação e de troca de informação a um custo extremamente baixo (em comparação com outras estratégias).

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