Como funcionam as collabs entre as marcas?

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Como funcionam as collabs entre as marcas?

Como funcionam as collabs entre as marcas?

Como funcionam as collabs entre as marcas?

As collabs vem se tornando uma tendência entre marcas, empresas e influenciadores. O termo em inglês que pode ser traduzido como “colaboração” contribui para o crescimento, alcance e posicionamento de produtos e os seus responsáveis.

Através de uma collab, é possível ver roupas John John associadas a uma marca de comida, por exemplo. Com um grande leque de opções, não existem muitos limites para as colaborações. Mas afinal, como elas funcionam e quais são as suas principais vantagens? Confira abaixo mais informações sobre o tema.

O que são as collabs?

O termo collab já é bem sugestivo, indicando que se trata de uma colaboração. Ela pode acontecer entre marcas ou ainda entre uma empresa e um influenciador. A ideia é que a parceria renda bons resultados para todos os envolvidos e ajude a impulsionar um produto específico ou o nome de uma marca como um todo.

Nos últimos anos, a tendência atingiu grandes marcas e foi responsável por produtos que alcançaram o sucesso de vendas. De cremes com aroma de chiclete até chinelos com temas de alimentos, as colaborações ocuparam os espaços de publicidade, as prateleiras dos comércios e o carrinho dos consumidores.

Como funciona uma collab entre marcas?

Depois de entender o conceito de collab, a primeira dúvida que vem à mente é como elas funcionam. A teoria pode parecer bem simples, afinal basta juntar as marcas, mas, na prática, é preciso levar diversos pontos em consideração. Confira alguns deles a seguir:

Respeitar os valores das marcas

Atualmente existem milhares de empresas no mercado. O que diferencia uma marca de renome das demais concorrentes são os seus valores, que conquistam o público e constroem uma base sólida de consumidores. Para que a collab tenha sucesso, é importante alinhar os valores das marcas envolvidas e priorizar a sua manutenção durante todo o processo de criação.

Unir um público em comum

As collabs funcionam como verdadeiras parcerias entre marcas que se unem em prol de um produto. Na hora de criar conceitos, escolher o tipo de mercadoria e colocar a essência de cada empresa no produto, é preciso se lembrar do público-alvo das empresas. Unindo afinidades em comum dos consumidores de ambas as marcas, é possível ampliar seus territórios e fazer um lançamento assertivo.

Criar produtos funcionais e de qualidade

Quando um produto é fruto da collab de duas marcas, a expectativa dos consumidores tende a ser ainda maior. Afinal, a união de ideias, valores e qualidades de cada empresa é capaz de gerar um produto único. Por isso, é importante que os itens sejam funcionais e tenham qualidade.

Promover uma experiência para o consumidor

Mais do que um produto, os consumidores modernos buscam por experiências. A dinâmica de uma collab é capaz de oferecer ativações e sensações exclusivas, recuperando o engajamento dos clientes e aumentando o alcance e a solidez das marcas envolvidas.

Por que as collabs se tornaram uma tendência?

A busca por collabs entre marcas se tornou uma verdadeira tendência de consumo nos últimos anos. Depois de entender como elas funcionam, é possível compreender o aumento das colaborações e a grande aceitação por parte do público e do universo corporativo.

Ao unir duas marcas, é possível trazer vantagens tanto para as empresas envolvidas quanto para quem consome. As marcas ficam com o aumento das vendas, o crescimento do alcance e a manutenção do seu posicionamento, enquanto o público se beneficia de um novo produto inovador e de qualidade disponível no mercado.

Essa soma de resultados positivos demonstra que as collabs vieram realmente para ficar e tendem a ser cada vez mais frequentes, memoráveis e vantajosas para todo o mercado.

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