As collabs vem se tornando uma tendência entre marcas, empresas e influenciadores. O termo em inglês que pode ser traduzido como “colaboração” contribui para o crescimento, alcance e posicionamento de produtos e os seus responsáveis.
Através de uma collab, é possível ver roupas John John associadas a uma marca de comida, por exemplo. Com um grande leque de opções, não existem muitos limites para as colaborações. Mas afinal, como elas funcionam e quais são as suas principais vantagens? Confira abaixo mais informações sobre o tema.
O termo collab já é bem sugestivo, indicando que se trata de uma colaboração. Ela pode acontecer entre marcas ou ainda entre uma empresa e um influenciador. A ideia é que a parceria renda bons resultados para todos os envolvidos e ajude a impulsionar um produto específico ou o nome de uma marca como um todo.
Nos últimos anos, a tendência atingiu grandes marcas e foi responsável por produtos que alcançaram o sucesso de vendas. De cremes com aroma de chiclete até chinelos com temas de alimentos, as colaborações ocuparam os espaços de publicidade, as prateleiras dos comércios e o carrinho dos consumidores.
Depois de entender o conceito de collab, a primeira dúvida que vem à mente é como elas funcionam. A teoria pode parecer bem simples, afinal basta juntar as marcas, mas, na prática, é preciso levar diversos pontos em consideração. Confira alguns deles a seguir:
Atualmente existem milhares de empresas no mercado. O que diferencia uma marca de renome das demais concorrentes são os seus valores, que conquistam o público e constroem uma base sólida de consumidores. Para que a collab tenha sucesso, é importante alinhar os valores das marcas envolvidas e priorizar a sua manutenção durante todo o processo de criação.
As collabs funcionam como verdadeiras parcerias entre marcas que se unem em prol de um produto. Na hora de criar conceitos, escolher o tipo de mercadoria e colocar a essência de cada empresa no produto, é preciso se lembrar do público-alvo das empresas. Unindo afinidades em comum dos consumidores de ambas as marcas, é possível ampliar seus territórios e fazer um lançamento assertivo.
Quando um produto é fruto da collab de duas marcas, a expectativa dos consumidores tende a ser ainda maior. Afinal, a união de ideias, valores e qualidades de cada empresa é capaz de gerar um produto único. Por isso, é importante que os itens sejam funcionais e tenham qualidade.
Mais do que um produto, os consumidores modernos buscam por experiências. A dinâmica de uma collab é capaz de oferecer ativações e sensações exclusivas, recuperando o engajamento dos clientes e aumentando o alcance e a solidez das marcas envolvidas.
A busca por collabs entre marcas se tornou uma verdadeira tendência de consumo nos últimos anos. Depois de entender como elas funcionam, é possível compreender o aumento das colaborações e a grande aceitação por parte do público e do universo corporativo.
Ao unir duas marcas, é possível trazer vantagens tanto para as empresas envolvidas quanto para quem consome. As marcas ficam com o aumento das vendas, o crescimento do alcance e a manutenção do seu posicionamento, enquanto o público se beneficia de um novo produto inovador e de qualidade disponível no mercado.
Essa soma de resultados positivos demonstra que as collabs vieram realmente para ficar e tendem a ser cada vez mais frequentes, memoráveis e vantajosas para todo o mercado.