Conheça os benefícios do Tráfego pago para sites

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Conheça os benefícios do Tráfego pago para sites

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Um site bem posicionado é um recurso importante para o marketing digital de muitas empresas, um modo de aumentar as vendas e melhorar a reputação do negócio, ao passo em que reduz custos. O tráfego pago é um investimento comum nesta área. 

O método utiliza uma série de fornecedores, ferramentas e técnicas para aumentar o interesse orgânico de usuários em determinado site, empregando conceitos relacionados à segmentação de público e análise de necessidades do consumidor. 

Considerada uma forma contemporânea de propaganda, o tráfego pago viabiliza a exibição de anúncios em diversas plataformas, como artigos de texto, redes sociais e locais para reprodução e carregamento de vídeos. 

Tais anúncios podem ser animados, sob o formato de vídeos ou imagem, mesclar recursos de texto e desenho para atrair a audiência mais compatível com seu produto. Os tópicos seguintes explicam porque ele se distingue dos demais recursos da publicidade. 

Da lista telefônica ao tráfego pago: o que mudou?

A lista telefônica é um recurso que faz parte dos recursos de mídia expostos ao consumidor até os primeiros anos da década de 2000. Consistia em um grande livro para números de telefone fixo, que permitia a exposição de anúncios no papel. 

Fotos e desenhos eram organizados pela diagramação para encaixar-se em meio ao mar de letras e números. Cada anúncio estava relacionado à categoria da qual fazia parte, com classes para itens de beleza, profissionais jurídicos e de saúde, entre muitos outros. 

Desta forma, as chances de conquistar clientes aumentava, uma vez que a imagem poderia ser visualizada apenas por aqueles que procuram por determinado produto ou serviço, já previamente interessado na categoria. Isso é uma forma de segmentação do público. 

Com o crescimento da internet, as opções de segmentação aumentaram de acordo com a melhoria na infraestrutura desses locais. Cada atualização em algoritmos que dirigem o que é exibido na tela, melhora a percepção de como o usuário se comporta. 

Esse conhecimento permite a criação de metodologias mais precisas na publicidade, transformando a experiência do usuário com o anúncio e aumentando o potencial de receita para a empresa. As principais mudanças notadas no tráfego pago, são: 

Interface multiplataforma

As ferramentas de tráfego pago oferecem a possibilidade de anunciar propaganda para múltiplas plataformas, desde sites de busca até redes sociais vinculadas ao recurso. Muitas vezes, isso acontece por meio de parcerias entre as empresas proprietárias. 

Boa parte desta interface multiplataforma é facilitada pela concentração de produtos digitais em uma empresa de tecnologia, sendo as pioneiras proprietárias de muitas das marcas mais conhecidas pelo público, o que possibilita uma abordagem que envolve: 

  • Amostra maior de informações de tráfego; 
  • Variedade nas escolhas de mídia para anúncio; 
  • Adaptação de mídia para diferentes tipos de plataforma; 
  • Customização de anúncios para cada dispositivo. 

Muitas ferramentas de tráfego pago contam com um painel de controle com categorias estatísticas que reúnem informações detalhadas sobre o usuário, incluindo um conjunto de interesses, como buscas por manta casal, por exemplo, além da localização do tráfego. 

A interface multiplataforma que esses recursos oferecem contam com o acompanhamento em tempo real de pesquisas e visualização de conteúdo, um alto volume de dados que é armazenado nas bases dessas empresas. 

Portanto, o tráfego pago é, de certa forma, um meio de empréstimo de informações entre uma empresa e outra. As organizações proprietárias de plataformas virtuais compartilham parte de seus dados colhidos com uma loja de banho e tosa leva e traz online. 

Personalização de conteúdo

Outro aspecto que separa os recursos de tráfego pago das demais formas de publicidade é a alta personalização do conteúdo exibido sob a forma de anúncio. Além de conferir maior independência ao solicitante do serviço, a personalização partilha os custos do processo. 

Uma empresa que paga por um serviço para aumento de tráfego, se vê diante de uma plataforma exclusiva para criação de anúncios. Sendo estes materiais gráficos, o usuário possui liberdade para escolher cores, arquivos, diagramar o anúncio, entre outros. 

Um recurso também visualizado durante a personalização de conteúdo é a escolha de palavras-chave que vão direcionar a exibição da propaganda. Funcionando por meio de leilões, cada usuário compete pelas melhores palavras de acordo com seu investimento. 

Para aqueles com capital reduzido, a proposta permite a adaptação de uma campanha de marketing digital para o seu orçamento, o que possibilita a execução de uma estratégia publicitária mais barata e menos arriscada, favorecendo pequenos negócios. 

Já quem possui amplo potencial de investimento, os leilões de palavras-chave premiam sua posição de maior risco com projeções mais otimistas de retorno. Assim, uma empresa de aluguel de mini escavadeira é estimulada a maior profissionalização. 

Vantagens do tráfego pago

O tráfego pago representa um investimento adicional em ações de marketing para a web. É fato que muitas estratégias de impulsionamento podem ser gratuitas, mas investir nessa metodologia aumenta as chances de sucesso de uma campanha por: 

1 – Expor a publicação impulsionada a um público maior

O tráfego pago consiste no investimento de uma taxa, que pode ser mensal, anual ou de acordo com os leilões de palavras-chave, com o objetivo de expandir a exposição de determinado conteúdo ao seu nível máximo. 

Cada publicação pode ser alvo de tráfego pago, com opções válidas também para perfis nas redes sociais e plataformas de vídeo. Muitos serviços oferecem a combinação integrada entre esses locais, mas o usuário pode solicitá-lo separadamente. 

Uma clínica que oferece serviços de acupuntura para enxaqueca, por exemplo, pode realizar uma campanha combinada de publicações impulsionadas em diferentes locais, concentrando um grande volume de tráfego em seu site pessoal. 

Assim, amplia-se a possibilidade de adquirir novos clientes e leads, além de apresentar a marca ao seu público, tornando-a mais relevante para o algoritmo e para possíveis consumidores. Trata-se de um efeito dominó muito positivo. 

2 – Multiplicar as opções de produção do anúncio

O tráfego pago também oferece maior autonomia ao anunciante, se comparado com modelos mais tradicionais de publicidade paga. Além da escolha de palavras-chave, o anunciante pode contratar diagramadores e designers de acordo com sua proposta. 

Isso estabelece um ambiente competitivo para empresas e profissionais autônomos, que possuem a chance de exibir suas habilidades a uma audiência comparável a televisão, o veículo de mídia de alcance mais próximo da internet. 

Um marceneiro construtor de armário de medicamentos pode exibir suas criações em fotos impulsionadas por meio de um simples mecanismo de tráfego pago em um site. As opções também permitem a personalização do layout da página pelo seu proprietário. 

3 – Estabelecer autoridade

Uma empresa de pequeno porte precisa lidar com uma série de potenciais riscos para seu negócio, sendo o principal deles a presença de fortes concorrentes em seu setor. Uma ação rápida e efetiva de tráfego pago ajuda a estabelecer autoridade. 

A autoridade de uma marca é definida por um conjunto de características percebidas por indivíduos em contato com seus símbolos, canais ou porta-vozes. Entre elas, o profissionalismo, a confiabilidade e a qualidade são os principais. 

Para vencer concorrentes consolidados, é necessário ser visto, como uma placa de homenagem formatura. O tráfego pago oferece a chance de ser visto por um grande número de pessoas, valorizando conteúdo de qualidade.

4 – Impulsionar campanhas promocionais

As campanhas promocionais são excelentes quando o objetivo é alavancar os consumidores de determinados produtos em um catálogo. Usado em tempos de liquidação, tais campanhas atraem um fluxo de acessos e compras fora do comum.

Esses picos de interesse são usados para estabelecer uma relação entre empresa e cliente que pode se estender para além da fase de campanha. 

Assim, o tráfego pago é capaz de dobrar ou triplicar o número de acessos em comparação a uma campanha promocional orgânica. 

Aproveitar eventos como feriados comerciais é um modo de uma indústria de forno de fusão posicionar-se diante de seu público. Além do retorno financeiro imediato, a prática fideliza novos clientes, melhorando indicadores como o ticket médio. 

5 – Gerar novos embaixadores para a marca

Uma empresa é composta por seus stakeholders, isto é, seus grupos de interesse, sendo os consumidores o mais largo e mais significativo para a receita direta do empreendimento. Estabelecer uma boa reserva de clientes é essencial para construir estabilidade. 

O fluxo de caixa de uma companhia está submetido a um conjunto de fatores externos incontroláveis, como variações sazonais ou lançamento de produtos e preços mais atrativos pela concorrência. Para amortecer o impacto, os clientes fidelizados são vitais. 

Cliente fidelizado não é apenas o consumidor que compra múltiplas vezes em determinado estabelecimento, mas é também um embaixador da marca, um estabilizante, aquele que a recomenda para seu círculo social mais próximo. 

Para manter um constante crescimento de embaixadores do negócio, é necessário manter a constância no fluxo de novos consumidores. O tráfego pago favorece essa renovação de público, tão importante para a saúde financeira.

Conclusão

O tráfego pago é um excelente mecanismo de impulsionamento das publicações na web, um mecanismo que pode aumentar o potencial de receita e conversões de uma campanha, desde que bem articulada e compatível com a proposta da empresa.

Usada por profissionais liberais, empresas de diferentes tamanhos e influenciadores digitais, o tráfego pago é um dos principais meios de remuneração das plataformas virtuais e uma preferência coesa entre os criadores de conteúdo para a internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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