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5 técnicas de SEO para o Youtube

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As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são usualmente associadas aos motores de busca, uma vez que eles são os principais alvos desse tipo de ação, em especial, quando conectados à produção de conteúdo por meio de blogs. 

Como o próprio nome afirma, as técnicas de otimização de sites são voltadas para o bom posicionamento de conteúdo nas ferramentas de busca na internet. Com a multiplicação de plataformas a partir do crescimento das redes sociais, esse espaço tornou-se mais competitivo. 

O YouTube, por sua vez, é um dos mais antigos e o principal veículo de publicação e consumo de vídeos. Uma interface agradável e repleta de utilidades, além de uma estrutura que permite o carregamento de vídeos em alta qualidade, cimentaram a preferência. 

No YouTube, é possível publicar vídeos em muitos formatos, de longa e curta duração, sobre os mais diversos assuntos. 

Seus canais impulsionaram a carreira de anônimos, o lançamento de músicas e o comércio virtual de peças para brinquedão até a indústria de moda. 

Por isso, investir na plataforma é de extrema importância. Neste artigo, conheça modos de combinar o YouTube com as estratégias de SEO mais bem sucedidas do mercado. 

Qual a importância do YouTube?

O YouTube é uma das maiores e mais robustas plataformas de conteúdo virtual no mundo, reunindo cerca de 2 bilhões de usuários, com mais de um bilhão de horas despendidas no site. Desde sua fundação, em 2005, a marca sobrevive ao caldeirão de redes sociais. 

Quem conhece a história mais recente da internet pode atestar que muitas redes sociais conquistaram o sucesso absoluto de 2000 a 2010, para, logo em seguida, desaparecer por completo. 

O mesmo destino parecia estar selado para o YouTube, que nasceu na mesma época em que os pioneiros, uma rede social de vanguarda que tinha tudo para ser substituída, mas não o foi por suas inúmeras vantagens, como:

  • Carregamento eficiente de vídeos de alta qualidade; 
  • Maior autonomia de edição para o criador de conteúdo; 
  • Maior independência de consumo para o usuário; 
  • Dinâmica simples e efetiva de comentários; 
  • Liberdade para a criação e integração de perfis. 

Esse e muitos outros aspectos foram pouco disputados pelas redes sociais que sucederam a primeira década dos anos 2000, solidificando o YouTube como hegemônico do audiovisual com ajuda das figuras públicas, conhecidas como influenciadores ou youtubers

Capazes de vender perfumes, alimentos, novos procedimentos estéticos e até pneu de avião, os influenciadores do YouTube alcançaram o título de celebridades e puderam estabelecer carreiras fora dos caminhos mais tradicionais na indústria de entretenimento. 

Tais fenômenos provam a importância do YouTube na percepção do público, em suas preferências de educação e entretenimento, o que exerce impacto direto sobre as decisões de compra do consumidor, transformando-se em uma vitrine interativa e personalizada.

Investindo na plataforma

Unir SEO ao YouTube pode parecer um desafio, de início. Entretanto, a aplicação das técnicas mais famosas de marketing digital dependem do conhecimento sobre a dinâmica da plataforma e as oportunidades que esta oferece. 

Considerando que sua principal fonte de conteúdo é o vídeo, grande parte do trabalho de SEO se encontra nos acessórios que melhoram a apresentação e o desenvolvimento do conteúdo audiovisual, como um crachá de identificação funcional

Na lista abaixo, essa relação é exemplificada com detalhes, em um conjunto de cinco práticas de SEO que podem alavancar resultados para um canal no YouTube. 

1 – Pesquisa de interesses por usuário

As pesquisas de interesse por usuário são técnicas de segmentação do público que podem auxiliar na criação de conteúdo para muitas plataformas, incluindo o YouTube. 

Considerando que seu conteúdo pode não agradar a todos, é importante definir sua audiência. 

Uma fabricante de uniforme hospitalar feminino, por exemplo, pode investir na pesquisa de interesses por usuário como um modo de descobrir quais as principais dúvidas ou o grupo demográfico mais propício a consumir conteúdo sobre o tema. 

Os motores de busca mais famosos oferecem a opção de conferir estatísticas por busca de cada palavra-chave, oferecendo, gratuitamente, uma série de informações sobre os interesses do usuário, com dados sob a forma de: 

  • Gráficos de frequência nas buscas por mês ou ano;
  • Principais complementos à palavra-chave mencionada;
  • Estados e cidades com a maior frequência de busca;
  • Sazonalidade das pesquisas;
  • Dispositivo mais usado nas pesquisas.

A partir desses pontos, o produtor de conteúdo pode montar um brainstorming com ideias de temas para vídeos no YouTube. A análise é importante para criar cronogramas de publicação ou mesmo eventos promocionais anexos às publicações. 

2 – Benchmarking

Há quem diga que nada se cria, tudo se copia e, em parte, esta é uma frase correta. Muitos dos maiores sucessos na produção de conteúdo são uma ação sutilmente criativa: a construção de algo novo com base naquilo que já existe e faz sucesso. 

Isso acontece porque não há nada que seja tão bom que não possa ser melhorado, e é este conceito que move o mercado consumidor e a web. Considerando que a produção de conteúdo e a publicidade atuam de modo similar, o benchmarking é essencial. 

O famoso termo é usado para designar qualquer técnica de marketing que parta da pesquisa do que concorrentes estão fazendo. Uma clínica que oferece sessões de acupuntura pode observar que vídeos com especialistas são bem-sucedidos. 

Nessa análise, aspectos como a duração dos vídeos mais famosos e as perguntas mais requisitadas pelo público podem lançar dicas do que o seu público-alvo sente falta, permitindo a exploração de demandas ocultas. 

3 – Parcerias

As parcerias são uma consistente técnica de SEO para melhorar a autoridade de determinado link ou canal. Nas ações de link building, termo usado para designar a otimização de links para algoritmos de busca, as parcerias são metade do trabalho. 

É importante compreender que o espaço virtual funciona como uma rede intrincada de recomendações. Um usuário consome determinado conteúdo e o repassa para amigos e parentes, que compartilham com seu círculo social, e assim por diante. 

Desta forma acontece a publicidade orgânica, um dos efeitos mais cobiçados por qualquer empresa ou criador de conteúdo. Sob esta lógica, realizar uma parceria com um produtor relevante em seu mercado é uma recomendação de altíssima qualidade. 

Um adestrador de cão pode realizar parcerias com organizadores de eventos para donos de cachorros, como feiras de castração de animais de rua e atendimento veterinário gratuito, transformando a experiência em material para seu espaço no YouTube. 

As parcerias também acontecem sob a forma de entrevistas para canais especializados, muitos deles sob a forma de podcasts. Esse tipo de conteúdo também melhora o relacionamento com o público, humanizando o prestador do serviço. 

4 – CTAs (Calls to Action)

As CTAs são técnicas usadas pela redação publicitária para persuadir o usuário a tomar determinada ação ou simplesmente atraí-lo para determinado conteúdo. Muitos exemplos aparecem sob a forma de click baits

Estes apresentam uma reputação negativa em muitas plataformas, uma associação causada pelo mau uso deste recurso em publicações de baixo valor ou desvinculadas com o título. Se a chamada para um vídeo vai prometer algo, é importante que entregue. 

Assim, é evidente que as CTAs são usadas nos títulos dos vídeos ou artigos para a web que empregam o recurso. Trata-se da capacidade de resumir as principais informações tratadas no conteúdo de maneira persuasiva. 

Uma fornecedora de frutas secas para dieta pode criar um vídeo sobre os nutrientes contidos neste alimento e os benefícios que seu consumo traz para a saúde. Assim, a qualidade de um título com uso de CTA é medida por: 

  • Emprego correto de verbos imperativos (confira, conheça, visite); 
  • Tamanho e ritmo de leitura da frase; 
  • Compatibilidade com o conteúdo apresentado; 
  • Uso de palavras-chave otimizadas para o usuário. 

Portanto, é possível notar o relacionamento desta técnica com outras já mencionadas, como a pesquisa de interesses do público. A produção de conteúdo para a web é uma atividade que depende da segmentação da audiência e conformidade com seus gostos. 

5 – Legendas

As legendas, além de recursos que melhoram a compreensão do vídeo, podem ser instrumentos de aplicação das técnicas de SEO relacionadas ao uso de palavras-chave. Outra funcionalidade conhecida é a tradução para outros idiomas. 

Investir nas legendas otimizadas para SEO exige o planejamento prévio das informações que serão apresentadas ao usuário, com a criação de roteiros um exemplo do que pode ser feito. Cada frase deve ser construída com base no que já se sabe sobre o público-alvo. 

Aspectos como ritmo das frases, a inclusão de determinadas palavras-chave na fala, entre outras práticas, viabilizam a criação de uma legenda otimizada, ainda que esteja no idioma original do vídeo, sem a tradução para outras línguas. 

Ao fazer isso, um cardiologista para atletas informa aos algoritmos sobre o que é mencionado no vídeo, melhorando a análise do conteúdo e, consequentemente, potencializando o ranqueamento da publicação. 

Conclusão

As técnicas de SEO são imprescindíveis para o sucesso de qualquer projeto de criação de conteúdo para a internet. Explorar as diversas plataformas e suas diferentes formas de interagir com o público enriquece a campanha e o conhecimento dos produtores. 

Por isso, além das técnicas mencionadas, é importante considerar a criação de perfis nas redes sociais ou um blog editorial, que além de diversificar a comunicação, promove uma coleta mais abrangente de dados sobre as preferências de sua audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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