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Tendências do e-commerce para este ano

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Na última década assistimos uma super transformação no e-commerce devido às inúmeras tecnologias que apareceram para entregar competitividade e atender as demandas dos consumidores, cada dia mais exigentes e buscando por novas experiências de compra.

Coisas que eram exclusivas, como um site de cupom ou ranking de fidelidade que entrega benefícios ao comprador assíduo, passaram a ser ferramentas comuns para melhorar os resultados do comércio eletrônico e facilitar a vida do consumidor.

Com a pandemia, o e-commerce foi acelerado e evoluiu muito, principalmente nas tecnologias, que levantaram novas tendências e mudaram o comportamento de consumo.

Durante esse pequeno período de aproximadamente dois anos, o consumidor mudou completamente, fazendo com que as empresas, forçadamente, investissem cada vez mais na transformação de seus canais digitais.

Para 2022, é prevista uma série de tendências para o comércio eletrônico que podem gerar competitividade aos negócios e transformar a experiência do cliente. É sobre elas que falaremos neste conteúdo. Confira!

Live commerce e Live shopping

É uma estratégia que utiliza ferramentas de streaming para que os lojistas façam lives apresentando seus produtos. É uma forma do consumidor “visitar” a loja na palma de sua mãe e conhecer ao vivo os produtos ou serviços oferecidos pela marca.

Além disso, o consumidor pode interagir de maneira personalizada por meio do chat com o apresentador dos produtos, uma função muitas vezes exercida por influenciadores digitais.

Social Commerce

É uma forma do e-commerce interagir melhor, agregar valor e fidelizar clientes por meio das redes sociais, que também serão usadas como canal de vendas. Assim, a marca pode impulsionar seus produtos e serviços e vendê-los no mesmo lugar.

A grande vantagem é que o consumidor pode interagir e compartilhar suas experiências, ideias, opiniões e, a partir de todas essas informações recebidas pela rede social, a empresa pode esculpir seus produtos e serviços para atender seus clientes exatamente da forma que esperam.

Além disso, essa estratégia tem um enorme poder de promoção da marca, desde que a empresa entregue um serviço de qualidade, uma vez que os clientes fidelizados e satisfeitos compartilham a página com a sua rede de amigos e se tornam propagadores da marca.

Varejo por assinatura

Clubes de assinatura, programas de fidelidade e licenças de uso estão cada dia ganhando mais espaço por proporcionar confiança ao consumidor em relação ao seu controle de gastos.

Eles garantem que suas compras recorrentes sejam sempre no mesmo valor, evitando gastos adicionais, e evitam a necessidade de todo o processo ser repetido a cada compra.

É uma forma de economizar o tempo e os gastos do consumidor e fidelizá-lo ao mesmo tempo.

Utilizar os novos meios de pagamento

Nos últimos anos surgiram muitas novas formas de pagamento, principalmente no meio online. Será uma tendência para o comércio eletrônico incorporar o máximo de métodos alternativos em suas lojas virtuais. Alguns exemplos são: PIX, carteiras digitais, links de pagamento, QR code e até criptomoedas.

Cupons de desconto

Atualmente existe uma grande viralização dos cupons de desconto. Para o cliente, fica a vantagem de adquirir um produto por um preço exclusivo; já para as empresas, cria-se uma onda de benefícios.

Isso porque os cupons de desconto possuem um código específico que pode ser mudado em cada campanha da loja, permitindo que o lojista tenha um rastreamento preciso de cada cupom emitido por ele.

Assim, é possível mensurar o valor das vendas, a quantidade, a origem de compra e o ticket médio e, com essas informações, gerenciar com precisão quais produtos/serviços estão entregando melhores resultados. A partir disso, é possível reformular as estratégias, aprimorar produtos, promover ainda mais os que estão fazendo sucesso e eliminar os que estão gerando gastos em vez de lucro.

Agência 2M - Vendas
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