Tendências que vão impactar os negócios em 2023

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Tendências que vão impactar os negócios em 2023

Tendências que vão impactar os negócios em 2023

O ano de 2023 começou, e desde já, trouxe algumas tendências que podem ditar o que deve acontecer ao longo dos próximos 12 meses. Proteção de dados, segurança e engajamento de comunidades são algumas delas.

Além disso, cada vez mais empreendedores estão voltados para construir soluções e aproveitar essas tendências. E, para isso, saber os seus impactos é fundamental para fazer investimentos e calcular preço de venda de produtos e serviços.

No entanto, ainda é difícil prever se essas tendências irão se consolidar. Afinal, vivemos em uma época instável, na qual os costumes estão mudando em questão de meses. Um exemplo disso é o Metaverso, que era tendência em 2021 e 2022, mas atualmente perdeu parte do seu impulso.

Mesmo assim, algumas possibilidades de crescimento em várias áreas são possíveis de prever e colocar como potenciais apostas para este ano. Portanto, confira agora quais podem ser essas tendências.

Engajamento de comunidades

O engajamento de pessoas com marcas e nomes famosos através da Internet não é uma novidade. De fato, essa tendência cresce a cada dia conforme a presença das redes sociais aumenta, só que isso nem sempre ocorre de maneira saudável.

Isso pode mudar em 2023, já que a tendência do momento é que as empresas busquem construir comunidades mais sólidas e não fiquem apenas fazendo dancinhas em redes sociais como o TikTok. Não apenas com clientes assíduos, mas também fiéis, que mantêm uma relação duradoura com as marcas. A Apple, por exemplo, já constrói esse tipo de relacionamento há anos.

Outro fator importante em 2023 será o fim dos cookies, ferramenta que tem grande relevância no marketing digital. Os cookies direcionam anúncios e links patrocinados ao público-alvo de forma quase automática.

Agora, será mais difícil rastrear dados de navegação e acessar pessoas de forma mais personalizada. Com isso, a empresa que construir uma comunidade terá mais facilidade para engajar seus clientes e continuar se expandindo de forma saudável.

Polarização e saúde mental

O ano de 2022 marcou uma forte polarização política, especialmente no Brasil, que superou a oposição comum. Por ser um ano de eleições, as pessoas viveram sob um constante estado de insegurança, independentemente de suas posições políticas.

Como resultado, o nível de estresse aumentou e deixou as pessoas mais propensas a buscar cuidados com a saúde mental. E esta é uma área que tem muito potencial de crescimento neste ano.

Após a regulamentação dos atendimentos online, a busca por tratamentos de saúde mental – psicológico, por exemplo – deve aumentar, bem como tratamentos alternativos. Nesse sentido, negócios focados em meditação, acolhimento e bem-estar social devem se beneficiar em tal contexto.

Realidade virtual e home office

O home office, ou trabalho remoto, explodiu nos últimos anos e talvez seja a maior e mais duradoura dessas tendências. Antes restrito a poucos setores, essa modalidade cresceu com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social.

Desde então, muitos profissionais que adotaram o home office não pensa mais em voltar ao trabalho presencial. E as empresas precisam lidar com essa nova realidade trazendo formas de integrar seu trabalho, seja totalmente remoto, seja de forma híbrida.

Nessa realidade, tecnologias que visam facilitar a integração entre as equipes que trabalham à distância devem se sobressair. Por exemplo, a realidade virtual pode permitir a realização de encontros sem a necessidade da presença física. Essa tendência faz parte do metaverso e pode retornar em 2023.

Proteção de dados

Não foi apenas o trabalho que migrou para o digital, mas toda a vida das pessoas, profissional ou digital. Hoje em dia, o smartphone é mais do que um simples celular: é um cartão de crédito, documento de identidade, um repositório de todos os dados de uma pessoa.

À medida que a tecnologia evoluiu, as pessoas usam muito mais recursos online (como o PIX e documentos digitais), mas ainda não estão desfrutando de tudo isso com segurança. Logo, estão sujeitas a ataques hackers que podem sequestrar e roubar seus dados com relativa facilidade.

Nesse sentido, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada em 2020, deve ganhar ainda mais importância em 2023. Conforme as empresas ficam cientes da lei, elas irão implementar medidas de proteção aos clientes; estes, por sua vez, também vão exigir mais segurança para liberar o acesso aos seus dados. Em suma, 2023 será um ano onde empresas e consumidores devem ficar mais atentos aos riscos dessas novas tendências, mas também irão aproveitar seus benefícios.

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