Vender comida pela internet se transformou num modelo de negócio que vale muito a pena apostar e dedicar esforços para fazer acontecer.
Mesmo antes da pandemia, o delivery já vinha se destacando pela praticidade e conveniência de se comer em casa, no trabalho ou em reuniões entre amigos e ter à disposição uma enorme variedade de refeições na palma da mão.
Agora, depois de se tornar algo indispensável e ter mostrado todas suas vantagens no dia a dia das pessoas, é a preferência da maioria dos consumidores.
Portanto, se você pretende ampliar seus negócios ou criar um do zero atuando na internet, prepare seu novo conjunto de panelas, pois você escolheu o lugar certo para vender suas delícias.
Para aproveitar essa realidade de pessoas conectadas 24 horas por dia e grande parte desse tempo com o celular na mão, é preciso criar um planejamento para não gastar tempo, dinheiro, esforços e esperanças em algo que não trará resultados.
Continue a leitura e veja como fazer isso de formas simples, prática e objetiva.
Não adianta querer vender comida na internet sem saber quais suas melhores habilidades na hora de cozinhar. É indispensável identificar qual seu tipo de culinária para encontrar o nicho ao qual você pertence — comida brasileira, vegetariana, italiana, japonesa, gourmet, artesanal, confeitaria, etc.
Depois de determinar qual o tipo de culinária com o qual você pretende trabalhar, é importante fazer uma pesquisa de mercado para saber quem são os concorrentes, que tipo de serviço eles oferecem, como fazer suas campanhas de divulgação e o feedback do público deles para entender quais pontos agradam ou desagradam seus clientes.
Aproveite esse momento para também analisar o cardápio deles, preço e forma de atuar, a fim de conseguir definir uma estratégia e competir de igual para igual com a concorrência.
Durante essa etapa de seu planejamento para vender comida na internet, você deve identificar sua capacidade de produção, se precisa ou não de mais pessoas para rodar o negócio, quais os lugares e fornecedores diretos para adquirir seus ingredientes, além de saber se você tem os equipamentos, procedimentos e pessoas para garantir o delivery rápido, de qualidade e eficiente.
Lembre-se: você está começando. Portanto, é importante não fazer um cardápio enorme e cheio de opções. Você pode acabar comprando insumos que ficarão parados e serão jogados junto com seu dinheiro no lixo ou deixará seus consumidores confusos no meio de uma lista “infinita” de opções. Isso não é legal.
Explore seus melhores preparos e leve em consideração o tempo dos pratos para que os clientes não fiquem horas esperando pela refeição. Coloque as opções mais comuns de bebida e também descreva muito bem os ingredientes de cada prato.
Por fim, use fotos reais de seus produtos e seja honesto na quantidade, qualidade e preço do prato, são pontos cruciais para seu negócio ser lembrado de forma positiva e procurado mais vezes.
Existem três formas de vender sua comida na internet: e-commerce, redes sociais e aplicativos de delivery.
A primeira opção é mais complexa para quem está começando, pois é necessário investir em site próprio e/ou um aplicativo da sua marca. Ainda, é fundamental que o site seja leve, fácil de mexer e de encontrar os produtos.
Nas redes sociais, o investimento inicial é somente o esforço para criar um perfil de sua marca, com informações de contato e o cardápio. Depois disso, tudo depende de suas ações de divulgação, que devem contar com posts/stories diários dos pratos, da cozinha e eventuais promoções.
No caso dos aplicativos de delivery, você pode optar pelos principais (como iFood) e também nos conhecidos em sua região, como Aiqfome e Delivery Much, que fazem sucesso nas grandes capitais, por exemplo.
Como esses aplicativos são muito abrangentes e utilizados, acabam por ser a melhor opção para os iniciantes, o contraponto está nas taxas, que podem ir de 10% a 30% do valor de cada pedido.
Independentemente da opção escolhida, é importante entender que todas elas precisam de divulgação ativa para entregarem resultados, afinal, quem não é visto, não é lembrado.
Por isso, é importante aprender utilizar ferramentas como o Canva para montar seu cardápio e fazer imagens, banners muito legais sobre seus produtos e ofertas, além de publicar periodicamente no perfil do Facebook e Instagram.
Também é muito interessante se cadastrar no Google Negócios para que seu estabelecimento apareça nas buscas locais por restaurantes.