Como vender comida pela internet?

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Como vender comida pela internet?

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Vender comida pela internet se transformou num modelo de negócio que vale muito a pena apostar e dedicar esforços para fazer acontecer.

Mesmo antes da pandemia, o delivery já vinha se destacando pela praticidade e conveniência de se comer em casa, no trabalho ou em reuniões entre amigos e ter à disposição uma enorme variedade de refeições na palma da mão.

Agora, depois de se tornar algo indispensável e ter mostrado todas suas vantagens no dia a dia das pessoas, é a preferência da maioria dos consumidores.

Portanto, se você pretende ampliar seus negócios ou criar um do zero atuando na internet, prepare seu novo conjunto de panelas, pois você escolheu o lugar certo para vender suas delícias.

Para aproveitar essa realidade de pessoas conectadas 24 horas por dia e grande parte desse tempo com o celular na mão, é preciso criar um planejamento para não gastar tempo, dinheiro, esforços e esperanças em algo que não trará resultados.

Continue a leitura e veja como fazer isso de formas simples, prática e objetiva.

Defina qual é seu tipo de cozinha e o que pretende oferecer

Não adianta querer vender comida na internet sem saber quais suas melhores habilidades na hora de cozinhar. É indispensável identificar qual seu tipo de culinária para encontrar o nicho ao qual você pertence — comida brasileira, vegetariana, italiana, japonesa, gourmet, artesanal, confeitaria, etc.

Pesquise seu nicho de foodservice 

Depois de determinar qual o tipo de culinária com o qual você pretende trabalhar, é importante fazer uma pesquisa de mercado para saber quem são os concorrentes, que tipo de serviço eles oferecem, como fazer suas campanhas de divulgação e o feedback do público deles para entender quais pontos agradam ou desagradam seus clientes.

Aproveite esse momento para também analisar o cardápio deles, preço e forma de atuar, a fim de conseguir definir uma estratégia e competir de igual para igual com a concorrência.

Faça uma análise rápida de seu plano de atuação

Durante essa etapa de seu planejamento para vender comida na internet, você deve identificar sua capacidade de produção, se precisa ou não de mais pessoas para rodar o negócio, quais os lugares e fornecedores diretos para adquirir seus ingredientes, além de saber se você tem os equipamentos, procedimentos e pessoas para garantir o delivery rápido, de qualidade e eficiente.

Estabeleça seu cardápio

Lembre-se: você está começando. Portanto, é importante não fazer um cardápio enorme e cheio de opções. Você pode acabar comprando insumos que ficarão parados e serão jogados junto com seu dinheiro no lixo ou deixará seus consumidores confusos no meio de uma lista “infinita” de opções. Isso não é legal.

Explore seus melhores preparos e leve em consideração o tempo dos pratos para que os clientes não fiquem horas esperando pela refeição. Coloque as opções mais comuns de bebida e também descreva muito bem os ingredientes de cada prato.

Por fim, use fotos reais de seus produtos e seja honesto na quantidade, qualidade e preço do prato, são pontos cruciais para seu negócio ser lembrado de forma positiva e procurado mais vezes.

Defina em quais plataformas de venda você pretende atuar

Existem três formas de vender sua comida na internet: e-commerce, redes sociais e aplicativos de delivery.

A primeira opção é mais complexa para quem está começando, pois é necessário investir em site próprio e/ou um aplicativo da sua marca. Ainda, é fundamental que o site seja leve, fácil de mexer e de encontrar os produtos.

Nas redes sociais, o investimento inicial é somente o esforço para criar um perfil de sua marca, com informações de contato e o cardápio. Depois disso, tudo depende de suas ações de divulgação, que devem contar com posts/stories diários dos pratos, da cozinha e eventuais promoções.

No caso dos aplicativos de delivery, você pode optar pelos principais (como iFood) e também nos conhecidos em sua região, como Aiqfome e Delivery Much, que fazem sucesso nas grandes capitais, por exemplo.

Como esses aplicativos são muito abrangentes e utilizados, acabam por ser a melhor opção para os iniciantes, o contraponto está nas taxas, que podem ir de 10% a 30% do valor de cada pedido.

Independentemente da opção escolhida, é importante entender que todas elas precisam de divulgação ativa para entregarem resultados, afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Por isso, é importante aprender utilizar ferramentas como o Canva para montar seu cardápio e fazer imagens, banners muito legais sobre seus produtos e ofertas, além de publicar periodicamente no perfil do Facebook e Instagram.

Também é muito interessante se cadastrar no Google Negócios para que seu estabelecimento apareça nas buscas locais por restaurantes.

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