Como escolher uma agência de marketing para promover seu negócio?

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Como escolher uma agência de marketing para promover seu negócio?

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Como escolher uma agência de marketing para colaborar, especialmente neste período em que fica claro que sem publicidade você não tem chance, mas principalmente quando está cheio de agências de marketing no mercado?

Aqui está uma dúvida que muitos negócios enfrentam, principalmente aqueles que estão começando, que não conhecem muito bem esse campo e que também possuem um orçamento limitado quando o assunto é promoção.

Neste artigo apresentamos alguns critérios a serem considerados na hora de escolher a empresa com a qual trabalhar ou porque não, o freelancer com quem trabalhar.

Marketing on-line 

Quando falamos em marketing online e agências, precisamos considerar os serviços que elas oferecem ou deveriam oferecer. Um profissional de marketing é um profissional que sabe criar campanhas de estratégia e promoção do ponto de vista técnico, utilizando ferramentas como Facebook Ads e Google Ads. Até lá, porém, também são necessários os serviços de um redator e de um designer gráfico.

Estrategista de conteúdo 

Agências mais experientes também usam conteúdo estratégico. Além dos serviços de que falamos anteriormente, nos quais são investidos orçamentos de promoção, uma agência de marketing também foca na parte de promoção orgânica. Isso envolve a criação de uma estratégia de conteúdo orgânico.

Conteúdo orgânico 

O conteúdo orgânico se refere a manter seu negócio vivo aos olhos dos prospects, e isso é feito de forma simples, mas não facilmente, por meio de postagens relevantes e informativas nas redes sociais. Outro objetivo dessa promoção orgânica é criar o engajamento que qualquer negócio precisa.

Você provavelmente já ouviu falar da expressão se você não está online, você não existe. E isso funciona até mesmo com lojas online de calçados masculinos e outros tipos de produtos e serviços. Para existir, você precisa desse conteúdo orgânico, construído, desenhado por um estrategista de conteúdo.

Leia também: Agência de Criação de Sites

Plano e estratégia de conteúdo

O estrategista de conteúdo é a pessoa que cuida da boa organização da equipe, constrói um plano de conteúdo para um período de pelo menos um mês, mas também estabelece o tema, direção e modelo de comunicação com o público do seu negócio.

Quanto aos critérios que você precisa considerar, mencionaremos três que você conhece com certeza, mas também faremos uma recomendação sobre o teste da agência de marketing.

Além disso, se você pensa em abrir um CNPJ para publicidade e propaganda, também deve colocar em sua estratégia um bom parceiro contábil. Se você já está consultando uma agência de conteúdo, verifique se ela tem um CNPJ pois você precisará das Notas Fiscais referente aos serviços prestados por eles.

Portfólio

A primeira coisa que vem à mente na hora de escolher uma agência de marketing é o portfólio. Este requisito é correto e relevante  No entanto, devemos ter em mente que a publicidade não é uma ciência fixa, e os serviços que uma agência vende a um cliente podem não ser do nosso agrado. Normalmente, as grandes agências têm duas estratégias na hora de criar uma campanha de promoção.

Os clientes ou optam por ir inteiramente à agência e suas ideias, ou propõem a estratégia, e a agência só precisa implementá-la. Antes de fazer sua escolha, analise o portfólio da agência, mas o mais importante, veja com que tipo de cliente ela já trabalhou.

Existem agências de marketing iniciantes no mercado, que trabalharam mais com empreendedores de “fim de semana”, e agências que foram contratadas por grandes empresas, para as quais criaram campanhas retumbantes.

Isso não significa que não devemos considerar as pequenas agências. Muitas vezes, especialmente se você tem um orçamento apertado, um freelancer ou uma startup de marketing pode ser a solução certa para você .

Comentários

As recomendações de outras pessoas ou o feedback que uma agência de marketing tem é outro critério muito importante. Mas pode ser complicado aqui também. Estamos tentados a nos concentrar mais no feedback negativo do que no feedback positivo. É óbvio que qualquer agência também pode ter um feedback menos agradável.

É preciso analisá-los cuidadosamente e ver se são relevantes. Outro sinal de alarme é que a agência tem apenas feedback positivo. Vamos falar sério, qual serviço ou produto tem apenas avaliações positivas?! As resenhas publicadas podem não ser reais.

Nosso conselho é pedir a essa agência o contato do último cliente e ligar para ele para obter uma opinião honesta; ou até mesmo dar à agência pelo menos uma recomendação recebida de um dos clientes com quem trabalhou.

Equipe 

A equipe é muito importante. Uma agência de marketing, por definição, deve ser composta por uma equipe. Cada aspecto do marketing deve ser coberto por um profissional.

É importante apresentar-se a toda a equipa e eventualmente, antes de começar a colaborar, falar com todas as pessoas, conhecê-las, testar a química e saber que experiência cada uma tem na sua área.

É preciso considerar que também existem agências recém-inauguradas que trabalham em sistema de outsourcing – para cada projeto, elas criam a equipe certa de freelancers.

Leia também: Qual a importância de um bom plano de negócio para sua empresa?

Recomendação: teste a agência

Uma ideia que pode ajudá-lo na escolha de uma agência de marketing com a qual desenvolver uma estratégia de promoção de longo prazo, seria bom propor a eles que trabalhem um mês de estágio, antes de assinar um contrato de longo prazo.

Você pagará a taxa acordada, mas descobrirá a qualidade exata dos serviços. Após o final deste primeiro mês, você terá uma visão clara do que receberá em troca do dinheiro que pagará.

É muito importante mencionar que neste mês você só vai descobrir a forma como eles entregam, o que entregam e como se dá a comunicação com eles. Os resultados em termos de marketing não podem ser medidos após o primeiro mês, mas você terá pelo menos uma perspectiva do que pode acontecer.

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