Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas

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Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas

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Para emplacar uma estratégia de marketing digital é preciso ter estudo e conhecimento sobre as novidades do mercado, independentemente do tamanho do seu negócio e se ela está ou não fazendo negócios on-line. 

O marketing digital para um comércio ou serviço local, pode incluir muitos métodos de publicidade de uma maneira offline, mas também precisa incluir uma parte considerável das estratégias de marketing digital para maximizar as vendas na economia de hoje. Uma pequena empresa que está fazendo a maioria ou todos os seus negócios on-line precisa adotar uma estratégia de marketing digital que ajude os usuários on-line a vê-la.

Há vários conceitos do marketing on-line que são de interesse para uma pequena empresa. Algumas delas são mais importantes para as empresas locais, offline, enquanto outras são mais eficazes para aquelas que operam exclusivamente online. O certo é que muitos empreendimentos no Brasil se envolvem, cada vez mais, em múltiplas áreas do marketing digital para pequenas empresas na Internet.

Qual estratégia de marketing digital é melhor para o meu pequeno negócio?

Existe uma maneira simples e prática que isso possa ser resolvido: Olhar os seus clientes e parceiros, com o objetivo de identificar onde eles passam a maioria do seu tempo on-line. Sua base de clientes digitais pode ser um público diferente do que você está acostumado a visar. Seu orçamento será um fator importante na hora de decidir quais estratégias de marketing digital serão seguidas.

Não tenha medo de testar alguns métodos diferentes ao decidir qual é a melhor estratégia de marketing digital para seu negócio. Dê uma olhada nos resultados para ver quais métodos são mais eficazes com sua base de clientes e certifique-se de que você está obtendo um retorno positivo sobre o investimento (ROI).

De acordo com Pedro Amorim, diretor da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, é possível que algumas dessas estratégias sejam difíceis de mensurar, mas independentemente de como consistente com seu método de medição – uma sugestão é comparar a receita da empresa durante certos esforços de marketing com a receita gerada durante a realização de outras campanhas de marketing.

Marketing para os motores de busca

Esta parte do marketing é uma das grandes críticas para uma pequena empresa, pois do mesmo jeito que ela pode aumentar sua visibilidade e a chance de uma conversão, também traz uma grande dificuldade para o seu posicionamento online.

Os mecanismos de pesquisa lhe dão a chance de competir com empresas maiores ao ser mais visível nos resultados. Como as pessoas usam a busca para encontrar produtos tanto online quanto localmente, é importante que sua empresa se posicione nas primeiras posições nos resultados de busca por palavras-chave que se relacionem com o que você está vendendo.

Agências de tráfego pago na internet oferecem este serviço através da otimização para mecanismos de busca (SEO), que pode ajudar seu site a subir na classificação nas páginas de resultados através de métodos tais como:

  • Pesquisa por palavras-chave e volume
  • Construção de links internos
  • Otimização do conteúdo para produzir informações relevantes e de alta qualidade

Marketing de busca local

O marketing baseado na localização inclui otimização de sites SEO para resultados nos mecanismos de pesquisa (Google, Yahoo,  Bing, entre outros), mas também integra uma função de mapas do mecanismo de busca. 

O google meu negócio é uma ferramenta chave e ela é algo que ajuda muito o trabalho de posicionamento local Google. Através dela, o seu negócio pode ser listado com diversas informações como o de mapeamento e endereço, dando aos potenciais clientes o que eles precisam para visitar o seu estabelecimento. 

Dentre outras opções disponíveis, o  número de telefone, o endereço do site e as informações sobre o serviço com fotos do local ajudam bastante na escolha do seu futuro cliente. O atendimento deve estar frequentemente disponível para auxiliar a decisão de quem está interessado em seu produto ou serviço.

Marketing de conteúdo

Esta é uma estratégia que gira em torno de oferecer aos potenciais clientes informações sobre o seu produto ou serviço. Todos estão tentando vender, mas aqueles que podem dar mais informações mais precisas, têm a maior probabilidade de conseguir mais vendas efetivas. Os Indivíduos que, de uma forma geral, atribuem credibilidade e um certo nível de especialização a uma empresa, geram confiança na hora de se tornar um consumidor do seu produto. 

No passado, o marketing de conteúdo era frequentemente executado através de folhetos e guias impressos. Atualmente, a estratégia de marketing eficaz irá depender da constância na entrega de artigos valiosos e relevantes para o website da sua empresa que aconselham e atraem clientes potenciais, e servem como um chamado à ação para uma futura compra.

Outra forma interessante é através de linkbuinding. Você pode contratar uma empresa especializada nisso ou ver freelances que possam te orientar como comprar backlinks de qualidade. Assim você aumenta a autoridade do seu projeto e isso vai dar melhor visibilidade em suas estratégias de tráfego orgânico.

Marketing para as mídias sociais

Este tipo de marketing pode ser complicado. Todos falam em mídia social, mas a verdade é que pode ser difícil para as empresas integrarem as mídias sociais em seus negócios. O tipo de mídia, assim como a forma como é utilizada, depende do tipo de negócio que se tem. Para algumas empresas, estar em contato com seus clientes e dar-lhes notícias de última hora pode ser um elemento importante para o sucesso.

Outras empresas, como um restaurante local, têm tido sucesso usando a mídia social, informando aos clientes sobre as últimas promoções e novos acréscimos ao seu cardápio. O aspecto mais importante das mídias sociais é usá-las para fortalecer sua base de clientes para conseguir vendas repetidas.

Para os proprietários de pequenas empresas é muito difícil estar presente em todas as mídias sociais, devido ao tempo e a preocupação com o seu core business, por isso é necessário que toda a força das estratégias de marketing seja direcionada para um canal que fala algum o sentido para o seu serviço.

Exemplo: Se você está em busca de clientes que atuam de maneira mais profissional, o Linkedin pode ser uma solução. Serviços convencionais? Talvez o Facebook ou Instagram, podem te ajudar. O certo é que cada caso precisará ser analisado antes da execução. 

Se você tem dificuldades para diferenciar qual mídia social você poderá usar,  aconselhamos procurar uma empresa para gestão de mídias sociais. Eles poderão auxiliar nesse início, o que pode ser complicado. 

Email Marketing

Esta forma de estratégia de marketing pode ser crucial para o sucesso de uma pequena empresa on-line ou off-line. Essencialmente, o e-mail marketing está promovendo produtos e serviços eletronicamente – através de boletins informativos, atualizações, promoções ou mensagens em geral – e depende da construção de uma lista de clientes existentes e potenciais. 

Para a criação desta lista de clientes é necessário que haja alguma forma de captação de leads para criação de envios de clientes que estão interessados e podem fazer algum tipo de conversão no seu produto ou serviço.

Para você fazer este recolhimento de endereços eletrônicos, pode ser oferecidos algumas atualizações sobre seu produto ou cupom de descontos para quem já fez algum tipo de compra na sua loja

À medida que esta lista cresce, ela se torna mais valiosa. Muitos profissionais de marketing consideram isto uma estratégia muito importante, de longo prazo, de marketing para pequenas empresas.

Marketing móvel

A experiência do consumidor hoje em dia é, em grande parte, impulsionada por um dispositivo móvel – quer ele esteja procurando o produto ou a empresa, fazendo uma comparação de preços ou comprando um produto de fato.

O marketing em dispositivos mobile visa alcançar os clientes através de seus smartphones ou tablets utilizando meios como mensagens de texto, mídias sociais, website, e-mail e aplicativos. As empresas podem tirar vantagem da tecnologia que pode visar a clientela com base no tempo ou no local, como o envio de um código de desconto aos clientes quando eles entram em uma loja. 

Marketing Pay-Per-Click

O marketing Pay-per-click (PPC) está oferecendo anúncios on-line, onde a marca só faz o pagamento (para o Google, por exemplo) se o anúncio tiver sido clicado. Há muitos tipos diferentes de anúncios on-line, incluindo os que aparecem na parte superior e laterais de uma pesquisa, também há a possibilidade de promoções que são feitas antes dos vídeos, ou propagandas que aparecem nos dispositivos mobile ou durante o processo de navegação.

Outra vantagem do marketing Pay-per-click é que os negócios só fazem pagamento pelo anúncio quando o cliente chega ao destino apontado pela própria empresa. A fator raio de atuação geográfica também é uma vantagem, pois existe a possibilidade de ser direcionado para uma localização específica.

O valor do marketing Pay-per-click  pode variar de acordo com o que a  empresa está disposta a investir em publicidade e propaganda. O preço é calculado de acordo com a procura das palavras-chave de concorrência. Vale lembrar que as palavras-chave populares, aquelas que têm alta concorrência, com certeza irão custar mais. 

Estratégias Off-line

Uma gráfica em porto alegre apostou pesado numa parceria entre o digital e o offline (impressos) e conseguiu um bom retorno de mídia alinhando as duas formas de marketing. Ainda existem segmentos onde os impressos gráficos são essenciais para um bom retorno de marketing, como no caso da Construção Civil, onde é muito utilizado os panfletos para apresentar a planta e as imagens 3D de como vão ficar o empreendimento, aguçando a curiosidade do futuro comprador para que ele possa ser levado até o ponto de venda.

Sobre o Resultado

Em sua maioria, as estratégias de marketing digital são terceirizadas, porque é difícil permanecer nas múltiplas mudanças que acontecem quando se trata de estratégia. Com conteúdo e e-mail marketing, você mesmo pode fazer muito disso, mas nunca custa pedir conselhos de estratégia a especialistas para ajudá-lo a começar.

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